sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Tem uma entrevista? Cuidado com o que veste - Dinheiro Vivo

Tem uma entrevista? Cuidado com o que veste - Dinheiro Vivo


Uma entrevista de trabalho é um momento de tensão para a maioria das pessoas. Um dia, ao ver o programa de televisão de Oprah, Fernanda Machado, 37 anos, descobriu a sua vocação: a apresentadora norte-americana dava a conhecer um projeto apoiado por si, nos Estados Unidos, que se dedicava a ajudar mulheres desempregadas a vestirem-se e a prepararem-se para entrevistas de trabalho. http://www.dinheirovivo.pt/Faz/Artigo/CIECO040443.html

Fernanda, que fundou há quatro anos uma empresa de organização de eventos, contactou os responsáveis da Dress For Success (DFS), mas havia outras duas portuguesas interessadas em trazer o conceito para Portugal. Fernanda apresentou o projeto, passou todas as fases de seleção e, dois anos depois, tornou-se a representante do projeto internacional em Portugal.
Organize o seu guarda-roupa para uma entrevista
Oficialmente, a DFS Portugal existe desde janeiro. As mulheres que procuram a empresa têm de ter a entrevista de trabalho marcada, "o que revela que estão ativamente à procura de emprego e por isso precisam, de facto, da nossa ajuda. Não somos o Centro de Emprego", justifica Fernanda.
Três consultoras de imagem trabalham em regime de voluntariado e ficam responsáveis por vestir as clientes. "Temos muita gente e uma grande flexibilidade: vestimos as mulheres, emprestamos a roupa, tratamos do coaching, da motivação e do mentoring - tudo oferecido. Tentamos perceber, através da ficha de inscrição, o grau académico, a idade, onde vivem e se têm filhos. E também a entidade patronal e o tipo de trabalho a que se candidatam. Não faz sentido uma pessoa ir de blazer, de vestido e saltos altos se o emprego a que se candidatam é de caixa, porque, à partida, terão de usar farda, por isso o essencial é a boa imagem, a boa cara", explica Fernanda.
O papel da DTS é evitar que a pessoa se sinta desconfortável com a roupa e ajudar as mulheres a irem confiantes para as entrevistas de trabalho. "Como naqueles dias em que nos vestimos e dizemos: Eh pá, hoje estou pronta para matar!"
As roupas usadas pela DFS são doadas e têm de ser limpas e engomadas antes da doação. O resultado é um closet cheio de sapatos e botas, camisas, saias, blazers, lenços, carteiras e outros acessórios, todos disponíveis, para "irmos ao encontro não só do gosto das mulheres mas também do que os patrões procuram."
O trabalho não acaba depois da entrevista, porque, depois de entrarem no mercado de trabalho, as mulheres podem voltar ao contacto. "Durante um mês, ensinamos a conjugar as peças para terem a possibilidade de ir comprando a roupa ao seu gosto. Damos cerca de quatro a oito conjuntos. Depois continuamos com os nossos programas de desenvolvimento de carreira."
O programa orienta e ajuda no envio de e-mails, candidaturas de trabalho, currículos e cartas de apresentação. O centro de carreira é o ponto de apoio que falta à DFS e um plano que tardará, no máximo, até setembro: está suspenso porque falta um parceiro para a internet. O projeto vai funcionar uma vez por mês, com grupos de dez mulheres e de maneira a que as participantes partilhem problemas comuns e discutam soluções eficazes.
Desde o início do ano, a DFS ajudou mais de 50 mulheres. Para impressionar na entrevista de trabalho, a especialista sugere além da roupa uma atitude exemplar. E deixa quatro conselhos:
1. Chegue cedo
A primeira impressão determina o que acontece depois. Chegar antes da hora demonstra organização e empenho.
2. Teste a postura
As pessoas têm sempre dificuldade em estar com estranhos. Prepare-se para tudo.
3. Prepare as respostas
O importante é ouvir e responder assertivamente. Sem rodeios.
4. Cuide da imagem
A imagem tem muito impacto: o interlocutor ou empregador demora apenas sete segundos a fazer uma primeira avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário