quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Geithner: "Limite legal da dívida pública vai ser atingido dia 31" - Dinheiro Vivo

Geithner: "Limite legal da dívida pública vai ser atingido dia 31" - Dinheiro Vivo

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos deixou ontem à noite o alerta ao Congresso: o limite legal da dívida pública norte-americana vai ser atingido no dia 31. Por isso, anunciou que vai implementar "medidas excecionais" para evitar a situação de incumprimento do país.Numa carta dirigida aos líderes partidários no Congresso norte-americano, citada pela CNN Money, Timothy Geithner afirmou: "Escrevo para vos informar que o limite legal da dívida será atingido a 31 de dezembro".
Um acordo estabelecido entre os democratas e republicanos, no início de agosto de 2011, fixou o limite da dívida pública em 16,394 biliões de dólares, a partir do qual os Estados não têm teoricamente a possibilidade de se endividar mais, para se financiarem ou reembolsarem credores.
"O Departamento do Tesouro vai tomar em breve medidas excecionais autorizadas pela lei sem as quais os Estados Unidos seriam obrigados a falhar às suas obrigações", acrescentou Geithner.
Estas medidas excecionais estão avaliadas em 200 mil milhões de dólares e vão permitir ganhar dois meses, "em condições normais", especificou o responsável. No entanto, devido à "incerteza" sobre as negociações orçamentais, "não é possível prever a duração efetiva das medidas", alertou Geithner.
Os partidos republicanos e democratas voltam hoje a reunir-se para negociar um acordo que evite o chamado 'precipício orçamental', ou seja o aumento automático de impostos e cortes de despesa já no início do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário