sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Fazedores: Os 10 negócios mais criativos de 2012 - Dinheiro Vivo

Fazedores: Os 10 negócios mais criativos de 2012 - Dinheiro Vivo


Recuperar mais de uma centena de boas ideias de fazedores que o Dinheiro Vivo deu a conhecer aos leitores durante o ano de 2012 não é tarefa simples.
Por isso, decidimos fazer mais: olhámos de novo para os nossos Fazedores e decidimos eleger as 10 ideias de negócio mais criativas do ano. Eles dizem que uma boa ideia não basta para ter sucesso: mais importante do que a ideia do negócio é a maneira como ela se põe em prática e o empenho que se lhe dedica.
Foi assim que pensou Ricardo Seguro Pereira quando, em 2012, decidiu dedicar-se pessoalmente ao negócio da Ant's Basket. A ideia do regresso dos piqueniques nunca lhe tinha saído da cabeça - ele próprio fã incondicional das refeições-de-toalha-na-relva: ofereceu-se para organizar a festa de anos de uma amiga e nunca mais parou. O ano serviu para profissionalizar o serviço: torná-lo mais acessível e diversificado. O próximo ano vai ser de crescimento do negócio de organização de eventos em formato de piquenique: o mercado internacional não pode esperar mais. Espanha e Brasil são os próximos mercados.
Os irmãos Rita e Miguel também quiseram trabalhar juntos e resolver o problema que detetaram nas próprias vidas: queriam cozinhar com ervas aromáticas cultivadas em casa. Decidiram recorrer a uma plataforma de crowdfounding e criaram a _stufa, uma marca que vende kits de sementes de ervas aromáticas. Na caixinha branca, além das sementes, vêm placas com o nome das ervas, as instruções para uma sementeira bem sucedida e ainda receitas para criar pratos com uma pitada de cultura biológica. Os planos para 2013 passam pela expansão internacional.
Miguel Santo Amaro é o braço português desta empresa de quatro países diferentes. As dificuldades dos estudantes em encontrarem casa para morar nas cidades onde estudam levaram o português a criar a Uniplaces com três amigos (o inglês Ben Grech, o argentino Mariano Kostelec e o espanhol Leo Lara). A empresa, um site de arrendamento universitário, deu os primeiros passos na Startup Lisboa mas já está além-fronteiras, no Chile. Entretanto, venceu o prémio das Indústrias Criativas Super Bock/Serralves e o concurso do público do concurso mundial Creative Business Cup, na Dinamarca. Hoje tem mais de 18 mil anúncios online e parcerias com 25 universidades nacionais.
De Portugal para o mundo anda também a marca de acessórios de moda criada por Branca Cuvier. A Baguera ainda é uma marca-bebé mas já tem brincos e colares e orelhas e pescoços de mulheres no Dubai, Sidney e São Paulo. E, em breve, estará também em Singapura. É que Branca Cuvier não pára de criar coisas novas, desde que o DV falou com ela, em abril deste ano. Mas não é só além fronteiras que as criações de Branca dão que falar: por cá, os acessórios da Baguera deram cor ao desfile de Ricardo Preto na última ModaLisboa e até a Time Out Lisboa considerou Branca uma das pessoas com quem gostava de jantar em 2013.
A ideia de Pedro Caride também não podia ficar de fora desta lista. Quando criou a Por Vocação, Pedro sabia que o espaço seria muito mais do que uma loja. E limitou-se a tentar demonstrá-lo aos clientes e amigos que por lá passassem. Além de loja online, a marca é uma fábrica de materiais digitais e um blogue. E o Porto ganhou outro ponto de paragem obrigatória.
Foi a pensar na entrada dos alunos recém-licenciados no mercado de trabalho que o Instituto Politécnico de Beja decidiu avançar com a materialização do jogo do Facebook Farmville. A ideia da My Farm foi criar hortas onde os estudantes pudessem trabalhar, acompanhadas remotamente pelos seus donos - a partir do computador pessoal. O projeto permite aos clientes terem sempre frutas e legumes frescos, em casa, sem terem as preocupações de um agricultor inexperiente
A pensar nas mesmas necessidades, João Daniel criou a À Mão de Semear. A empresa produz e entrega vegetais biológicos porta-a-porta. A carrinha amarela não tem descanso na zona de Aljustrel. Os planos passam pela expansão da área de entregas.

A experiência de Luís Pedro Martins em grandes empresas levou-o a questionar o modelo atual do mercado de trabalho e a cada vez maior rotatividade de trabalhadores. Por isso, criou a Zaask, uma plataforma online de fazedores e empregadores. Na verdade, é uma espécie de rede nacional de anúncios de procura e oferta. Os askers e os taskers relacionam-se através da rede e podem escolher as melhores ofertas para as tarefas que querem realizar/ver realizadas. No final, a rede funciona por recomendações - uma espécie de trip advisor do setor empresarial.
E se as ideias que passámos em revista já se materializaram em marcas e produtos, a da TMag ainda está em andamento. É que 2012 foi só ano de apresentação, o próximo será ano de concretização. Nuno Lourenço não resiste a boas revistas e lindas t-shirts e, por isso, decidiu criar uma marca com a qual pudesse aliar essas duas paixões. Propôs o projeto numa plataforma de crowdfunding - o financiamento ainda está em andamento - e já só resta esperar e mandar produzir a primeira encomenda de t-shirts que são revistas, com artigos e ilustrações impressos. E se pudesse vestir um artigo de revista?
Maria Marques e Isabel Saldanha não querem que as histórias de 2013 fiquem por contar. Por isso, e depois da Lifestories, andam a vender cadernos que permitem aos seus donos registar uma palavra ou um desenho por dia. Como se fosse uma agenda, mas não sendo. Percebeu? Isso mesmo. E, quem sabe, para registar os primeiros passos do seu próximo projeto no ano que agora está prestes a começar. O projeto a que dão corpo conta histórias de bairro, de família, de empresa. Para que nenhuma fique por contar.

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