sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Portugueses pouparam mais este ano apesar da queda do rendimento - Dinheiro Vivo

Portugueses pouparam mais este ano apesar da queda do rendimento - Dinheiro Vivo

A poupança das famílias voltou a aumentar no terceiro trimestre deste ano, para o registo mais elevado desde o terceiro trimestre de 2003. Segundo os dados hoje revelados pelo Instituto Nacional de Estatística a taxa de poupança atingiu os 11,2% (até setembro deste ano), e apenas recuando para o terceiro trimestre de 2003 se encontra uma taxa tão elevada (11,5% à data).
O aumento da poupança das famílias não ficou, todavia, a dever-se às remunerações. Como efeito da crise, o rendimento líquido caiu em todos os setores institucionais, especialmente nas administrações públicas onde a redução foi de 1,4% (variação de 6,8% no trimestre anterior) e de 1% para o total das sociedades. A remuneração contribuiu negativamente em 0,69 pontos para o resultado final.
Na prática, apesar da quebra dos rendimentos, as famílias portuguesas continuaram a poupar. Por cada 10 euros de rendimento disponível, os portugueses guardaram 1,12 euros. Há um ano poupavam apenas 0,92 euros.
Este aumento ficou a dever-se a um aumento dos rendimentos de propriedade em 0,46 pontos percentuais e de um aumento dos benefícios recebidos de contribuições sociais pagas em 0,11 pontos percentuais.
A contribuir ainda para o aumento das poupanças, esteve uma quebra no consumo final das famílias de 1%, segundo os dados hoje divulgados e que totalizam 12 meses até setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário