quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Chinesa Dagong colocou 'rating' dos EUA sob "perspectiva negativa" | iOnline

Chinesa Dagong colocou 'rating' dos EUA sob "perspectiva negativa" | iOnline

A agência de 'rating' chinesa Dagong colocou a notação de crédito dos Estados Unidos sob "perspetiva negativa", na sequência das dificuldades que o país enfrenta no que se refere à negociação orçamental.
"Na crise da dívida norte-americana, cada partido político insiste em propostas favoráveis aos seus próprios interesses", pelo que será difícil alcançar-se um consenso a longo prazo que resolva o problema, refere a Dagong em comunicado.
A agência recorda que a dívida pública norte-americana aumentou 9,1 por cento em 2011 e 11,7 por cento em 2012, acima do crescimento da primeira economia mundial, de 3,9 e de 3,4 por cento, respetivamente.
"Devido ao 'precipício orçamental' que se aproxima, é provável que a economia norte-americana entre em recessão em 2013 e continue débil a longo prazo, o que debilitará ainda mais a base material para que o Governo pague as suas dívidas", acrescenta a nota da Dagong.
Em agosto de 2011, a Dagong reduziu a nota da dívida norte-americana de "A+" para "A" com "perspetiva negativa".
A China é um dos países que está a procurar promover a existência de agências de notação financeira alternativas às três que dominam o mercado (Standard & Poor's, Moody's e Fitch), através da Dadong, cujos resultados começaram a ser publicados na imprensa oficial em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário