terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Funcionário do BPN burlou clientes causando prejuízo de dez milhões de euros ao banco - PUBLICO.PT

Investigação que envolve um total de oito arguidos foi agora concluída pela Polícia Judiciária.

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) anunciou nesta terça-feira a conclusão de uma investigação, iniciada em 2009, que envolve um funcionário do BPN que ao longo de dez anos burlou vários clientes do banco, causando um prejuízo de dez milhões de euros à instituição de crédito.
O inquérito, dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal, tem oito arguidos suspeitos de falsificação de documentos, burla qualificada, abuso de confiança, fraude fiscal e branqueamento.
“O modus operandi consistia na angariação de aplicações financeiras para uma instituição de crédito sob promessa de elevada remuneração, sendo depois os fundos desviados por um funcionário daquela instituição para contas de terceiros consigo comprometidos”, explica a PJ, em comunicado.
Ao longo de dez anos, aquele funcionário terá provocado um prejuízo patrimonial a vários clientes do BPN, tendo o banco ficado obrigado a reparar os danos causados de montante global superior a dez milhões de euros.

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