terça-feira, 25 de junho de 2013

Receita do Estado cresceu 30,6% graças ao aumento de IRS - Economia - Sol

Receita do Estado cresceu 30,6% graças ao aumento de IRS - Economia - Sol

A receita do Estado com IRS cresceu 30,6% entre Janeiro e maio, mais que o ritmo previsto no Orçamento Rectificativo aprovado recentemente e que ainda não está promulgado.
De acordo com a Direcção-Geral do Orçamento, o crescimento do IRS previsto para este ano no Orçamento Rectificativo era de 28,2%.
A melhoria de 6,0 pontos percentuais face a Abril à deve-se ao "crescimento das retenções na fonte, em resultado da aplicação das tabelas de retenção na fonte para 2013, sobre os rendimentos do trabalho dependente e pensões e o crescimento acumulado das retenções na fonte sobre os rendimentos de capitais e prediais quer cresceram 12,5% e 25,1%, respectivamente", explica a DGO.
A receita com IRC cresceu 8,2%, inflacionada também pela entrega de 359,3 milhões de euros de dividendos do Banco de Portugal aos cofres do Estado, quando no ano passado havia dado apenas 18,7 milhões de euros.
A receita com impostos indirectos continua a cair, decrescendo 1,3% entre Janeiro e maio, com o IVA a decrescer também 0,7%. O único dos impostos indirectos que subiu foi mais uma vez o Imposto Único de Circulação, que subiu 14,4%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário