segunda-feira, 24 de junho de 2013

DECO recebeu 462 denúncias de desperdício de água em três meses - Sociedade - Sol

DECO recebeu 462 denúncias de desperdício de água em três meses - Sociedade - Sol

A DECO Proteste recebeu nos últimos três meses 462 denúncias sobre desperdício de água em 100 municípios, sendo que metade destas são consideradas graves e um terço muito graves, disse à agência Lusa a técnica responsável pela campanha.
"A campanha arrancou a 22 de Março, Dia Mundial da Água, e tinha por objectivo denunciar junto das entidades gestoras as perdas de água em cada município. Esta campanha tem tido ao longo do tempo um aumento considerável de denúncias. Actualmente são 462", adiantou à Lusa Antonieta Duarte.
De acordo com a responsável, a maioria das denúncias diz respeito às regas desajustadas em espaços municipais, a fugas em bocas-de-incêndio e a regas e lavagens de rua e roturas de tubagem.
"As denúncias relatam também desperdícios de água em bebedouros, repuxos, chafarizes, bem como o uso ilícito de água em espaços públicos", indicou, acrescentando que entre os municípios que mais denúncias tiveram estão os de Lisboa, Coimbra, Sintra e Almada.
A responsável salientou que estes dados não têm a ver com os níveis de perdas de água, mas sim com o número de denúncias recebido em cada município.
Segundo a DECO Proteste, 70% da totalidade das denúncias recebidas sobre rega desadequada em espaços verdes nos primeiros dois meses da campanha ocorreram em período de chuva.
Em declarações à Lusa, Antonieta Duarte explicou que a DECO reencaminha todas as denúncias para as entidades gestoras de água dos municípios e depois é feito o acompanhamento das mesmas.
"Até ao momento, 22% das denúncias já foram, de acordo com a informação que nos vai chegando das entidades gestores, resolvidas. Estamos a aguardar informação sobre as restantes", contou.
"Importa realçar que esta campanha e a adesão dos consumidores são muito importantes, porque as perdas de água são uma ineficiência que aumenta os custos das entidades gestoras e obviamente vão reflectir-se nos tarifários e na factura do consumidor", salientou a técnica responsável pela campanha.
Antonieta Duarte frisou também que a campanha tem lugar porque a DECO defende e sempre defendeu que o aumento dos tarifários da água deve ter como base a eficiência das entidades gestoras.
A responsável salientou que a campanha "Água denuncie o desperdício: menos custos e mais ambiente" é para continuar.
"No primeiro mês recebemos mais de 100 denúncias. Estas foram aumentando consideravelmente. Quando fizemos, em 07 de Junho, a verificação tínhamos 386 e 15 dias depois 462", disse, realçando que esta subida tem a ver com o facto de o passa palavra entre consumidores ter aumentado.
Antonieta Duarte disse ainda que a campanha vai continuar uma vez que se está a iniciar um período mais seco, sem chuva, que faz com que as perdas de água sejam mais fáceis de identificar, e acrescentou que a 01 de Outubro, Dia Nacional da Água, a DECO vai fazer um balanço da iniciativa.

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