sexta-feira, 21 de junho de 2013

Quatro minutos de treino chegam para quem não tem tempo - JN

Quatro minutos de treino chegam para quem não tem tempo - JN

Um treino de apenas quatro minutos parece ser o suficiente para melhorar a resistência e contribuir para um estilo de vida saudável. Um estudo norueguês vem, assim, contrariar a falta de tempo, muito utilizada como desculpa para fugir à prática de exercício fisico.
 
foto LEONEL DE CASTRO/GLOBAL IMAGENS
Quatro minutos de treino chegam para quem não tem tempo
Os treinos de alta intensidade melhoram a condição física e a saúde
 
Uma equipa de investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia, na Noruega, tentou delinear a quantidade mínima de exercício necessário para desenvolver a resistência e beneficiar a saúde.
A resposta está nos treinos de alta intensidade com pequenos intervalos. Cada movimento tem uma duração de 30 segundos, com as máximas repetições possíveis.
Foram reunidos 26 homens, sedentários e com problemas de peso, mas saudáveis.
Os investigadores, liderados por Arn Eirk Tjonna, estudaram a resistência e o sistema cardiovascular e metabólico, dividindo-os em dois grupos.
Metade das pessoas foram submetidas a um programa de exercício com aquecimento, corrida, seguido de uma caminhada durante três minutos e arrefecimento. Esta sessão foi repetida três vezes por semana, durante 10 semanas.
Já o segundo grupo, foi submetido a uma "corrida extenuante" de 4 minutos, durante o mesmo período de tempo.
No final do estudo, ambos os grupos registaram melhorias na captação máxima de oxigénio e na capacidade de resistência, uma diferença de 10% ou mais.
Algumas pessoas perderam uma grande percentagem de massa gorda. Para além disso, registou-se uma redução da pressão arterial e dos níveis glicémicos nos indivíduos.
Constatou-se, assim, que este tipo de exercícios são tão eficazes que as longas sessões de treino.
Apesar dos resultados, Tjonna, afirma que não se trata "de um programa para perder peso". É, acima de tudo, "uma sugestão" de como as pessoas podem dar "o pontapé inicial" para um novo estilo de vida.
Para quem está preocupado com o tempo, esta pode ser a solução ideal. Para além das vantagens, os exercícios podem ser realizados em qualquer local.
A corrida pode ser substituída por bicicleta, natação, entre outros desde que a frequência cardíaca aumente nos 4 minutos de treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário