sexta-feira, 28 de junho de 2013

Passos: "Défice deste ano é perfeitamente alcançável" - Dinheiro Vivo

Passos: "Défice deste ano é perfeitamente alcançável" - Dinheiro Vivo

"O limite para o défice deste ano é perfeitamente alcançável", disse o primeiro-ministro numa conferência de imprensa em Bruxelas, comentando o défice de 10,6% anunciado hoje pelo INE relativamente ao primeiro trimestre. O défice anual de que fala Passos Coelho terá de ser 5,5% este ano. É o teto imposto pela troika.
No encontro com os jornalistas, Pedro Passos Coelho disse que o valor do défice oficial anunciado deve ser expurgado da ajuda do Estado ao Banif (700 milhões de euros ou 1,8% do PIB trimestral) pelo que os 8,8% "é um valor que compara bem com o de há um ano atrás". Isto embora no primeiro trimestre de 2012, o défice ter sido bem mais baixo: 7,9%.
Mas Passos não desarmou: "Sabíamos que havia um aumento de despesa pública com a reposição de um dos subsídios" e "que esse efeito vai ser ainda maior com a reposição dos dois subsídios" este ano.
Mas os dados da execução orçamental indicam que o limite para  défice deste ano é "perfeitamente alcançável" e "isso deve ser evidentemente uma boa razão para estarmos otimistas".

Horas antes, o secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento, classificou o ajustamento orçamental em curso como "um sucesso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário