segunda-feira, 22 de abril de 2013

O que levou o Governo a trocar seis secretários de Estado - Dinheiro Vivo

O que levou o Governo a trocar seis secretários de Estado - Dinheiro Vivo


Paulo Braga Lino abandona a secretaria de Estado da Defesa e Juvenal Silva Peneda deixa o cargo de secretário de Estado Adjunto da Administração Interna. Embora ambos tenham alegado razões pessoais, o motivo para a saída poderá estar relacionado com os contratos de risco na Metro do Porto, quando eram responsáveis da empresa.
Segundo avança o Público, Braga Lino e Silva Peneda foram afastados devido ao buraco de 800 milhões de euros nas contas da transportadora, aberto na sequência da contratualizalição de swaps - contratos de cobertura de financiamento. Estes produtos financeiros da empresa – a segunda que acumula mais perdas potenciais (832,4 milhões de euros até Setembro de 2012) – foram contratados entre 2003 e 2009, numa negociação com os bancos feita pela direcção financeira, pelouro que Braga Lino repartia com Mário Coutinho dos Santos. 
Também Marcelo Rebelo de Sousa apontou ontem, na TVI, que a remodelação dos secretários de Estado Braga Lino e Silva Peneda estaria relacionada com o envolvimento dos governantes na celebração de contratos de cobertura de financiamento que se revelaram ruinosos para a empresa Metro do Porto. Para o ex-líder do PSD, a saída dos secretários de Estado é uma "antecipação" ao relatório da Inspeção Finanças, que investiga um produto financeiro arriscado, associado a empréstimos bancários, na Metro do Porto e em Lisboa.
Para o lugar de Paulo Braga Lino entrará a candidata do PSD à presidência do Governo Regional dos Açores, Berta Cabral, que em outubro passado perdeu as eleições regionais para o socialista Vasco Cordeiro.
Mas as remodelações no Governo não vão ficam por aqui. Para a equipa de Miguel Poiares Maduro, ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, deverá ainda ser nomeado Castro Almeida, atual autarca de São João da Madeira que ficará com a pasta do Desenvolvimento Regional, e António Leitão Amaro, que assumirá a pasta da Administração Local. Os dois novos secretários de Estado juntam-se assim a Teresa Morais, Emídio Guerreiro, Pedro Lomba e Pedro Cardoso da Costa, que já integram a equipa dos dois novos ministros, Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, e Miguel Poiares Maduro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário