terça-feira, 30 de abril de 2013

Metro de Lisboa é a mais endividada: transportes já acumulam dívidas de 12 mil milhões - Dinheiro Vivo

Metro de Lisboa é a mais endividada: transportes já acumulam dívidas de 12 mil milhões - Dinheiro Vivo


O Metro de Lisboa é o pior, seguida pela CP e pelo Metro do Porto: no total, as empresas públicas de transportes têm 12,67 mil milhões de euros em dívida acumulada. Os dois Metros e os comboios são as situações mais complicadas: só estas três empresas representam 83% da dívida nos transportes. No fundo da tabela, há empresas com a dívida bem mais controlada: a Transtejo (101 milhões, STCP (370 milhões) e a TAP SA (863 milhões).
Os números do final de 2012 não vão melhorar em 2013. A execução orçamental dos primeiros três meses do ano revela que os juros e encargos financeiros suportados pelas empresas públicas reclassificadas (como o Metro do Porto e Refer)aumentaram 86,9% face ao homólogo.
O facto mais alarmante provém das empresas de transportes, onde a despesa nesta rubrica aumentou 855%, passando de 16,3 milhões no primeiro trimestre de 2012 para 155,7 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano.
 Para este ano, o Governo definiu a necessidade de avançar com a concessão de algumas destas empresas, traçando a passagem para os privados da CP Carga e a definição de um novo modelo para Carris, Metro de Lisboa, Metro do Porto e STCP. Esta urgência também se deve à falta de financiamento: sem acesso aos mercados externos, estas empresas vivem cada vez mais de empréstimos de curto prazo, pagos a taxas de juro elevadas.
No início deste ano, a situação da Carris era paradigmática. Apesar de ser das menos endividadas e com os melhores resultados operacionais, os autocarros de Lisboa continuavam a pagar juros elevados para se financiar. "A média de spread para operações de curto prazo é 7%", garantia a Carris em Janeiro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário