segunda-feira, 22 de abril de 2013

Entrega do IRS pela Internet obriga a usar tecnologia insegura | iOnline

Entrega do IRS pela Internet obriga a usar tecnologia insegura | iOnline


A entrega de declarações pela internet obriga os contribuintes a instalarem nos seus computadores uma tecnologia que o governo dos EUA recomendou que deixasse de ser usada, revela a edição online da “Exame Informática”.
Em causa está a aplicação Java que foi usada por muitos contribuintes portugueses para submeterem a sua declaração de IRS através da internet em 2012.
Este ano, as autoridades norte-americanas divulgaram vários avisos aos internautas para que desativassem essa tecnologia por motivos de segurança. Um alerta que, em Portugal, também foi feito pelos peritos da CERT.PT, adianta a “Exame Informática”.
No entanto, a Autoridade Tributária e Aduaneira, que não comenta o assunto, continua a estipular o uso do Java como obrigatório para todos os contribuintes que pretendam apresentar o IRS pela internet.
Mesmo assim a importância destes alertas é relativizada por alguns especialistas que argumentam que os avisos sobre o Java são cada vez mais frequentes e comuns a outras tecnologias. O que não significa que não devam ser levados em conta para eventuais melhorias que sejam necessárias fazer no que respeita ao aumento da segurança para os utilizadores ou para a procura de soluções alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário