quinta-feira, 11 de abril de 2013

Manuela Ferreira Leite. "Esta decisão do TC é um bom pretexto para uma inversão da política do governo” | iOnline

Manuela Ferreira Leite. "Esta decisão do TC é um bom pretexto para uma inversão da política do governo” | iOnline


Manuela Ferreira Leite considerou, esta quarta-feira à noite, que o chumbo do Tribunal Constitucional (TC) a algumas medidas do Orçamento do Estado, incluindo os subsídios dos funcionários públicos e dos pensionistas, é uma oportunidade para o executivo de Passos Coelho mudar de rumo político.
“Esta decisão do Tribunal Constitucional é um bom pretexto para uma inversão da política do governo. Fiquei convencida que tinha saído a sorte grande ao governo”, afirmou em entrevista à TVI24.
A ex-ministra das Finanças defendeu também que se o governo avançar com o montante anunciado de cortes na despesa isso significará um "haraquiri colectivo" e rejeitou que um eventual segundo resgate seja resultado da decisão do TC.
“Se houver necessidade de um segundo resgate é porque já existia essa necessidade”, sustentou, acrescentando que o governo reagiu com “dramatismo” e “teatralizarão” ao chumbo das medidas orçamentais.
Já ontem, no programa da SIC Notícias, “Quadratura do Círculo”, Lobo Xavier considerou este chumbo como uma oportunidade para o governo renegociar com a troika e com os parceiros europeus.
“O governo quer virar-se para a economia, mas a troika está dramaticamente atrasada em relação à realidade. O governo quer prazos diferentes e é isso que vai negociar. Eu acho que se devia dizer aos alemães que o Tribunal Constitucional é para se respeitar", sublinhou.
No mesmo programa, Pacheco Pereira defendeu que o despacho do Ministro das Finanças, que suspendeu todas as compras pelos serviços do Estado, justificaria a demissão do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário