terça-feira, 16 de abril de 2013

Explosões na maratona de Boston fazem pelo menos três mortos e centenas de feridos | iOnline

Explosões na maratona de Boston fazem pelo menos três mortos e centenas de feridos | iOnline

Barack Obama afirmou que desconhece a autoria e a intenção por detrás das explosões registadas na maratona de Boston, que causaram pelo menos dois mortos e mais de uma centena de feridos. "Ainda não sabemos quem fez isto ou porquê", disse.


Pelo menos três pessoas morreram nas explosões que ocorreram hoje à chegada da maratona de Boston, em Copley Square, avança a Fox News. Uma das vítimas mortais será uma criança de oito anos. As explosões aconteceram às 15 horas locais com apenas 10 segundo de intervalo e provocaram mais de 100 feridos, 23 em estado grave.
 António Santos, português que é professor no liceu Hudson, em Massachusetts disse ao i que uma das bombas explodiu a dois metros da porta do consulado português em Boston. “O consulado está entre as duas explosões", explicou.
Uma terceira explosão ocorreu na Biblioteca JFK Library, mas as autoridades dizem que foi causada por uma falha eléctrica, sem ligação às duas explosões iniciais.
Ao início da noite foi avançada a informação de que tinha sido efectuada a detenção de um suspeito que estaria num hospital da cidade por ferimentos provocados por estilhaços, mas a notícia já foi desmentida pelas autoridades. 
As autoridades reforçaram a segurança no local e vasculham a área em busca de mais engenhos explosivos e as pontes da cidade estão todas encerradas. Há várias equipas de socorro na zona. Em Nova Iorque e em Washington D.C. as autoridades estão em alerta máximo.
Algumas testemunhas falam ainda em feridos graves, com membros amputados, e muito sangue no local. Chris Cassidy, um dos atletas, disse que depois de ouvir as explosões continuou a correr enquanto ia ouvindo vários estrondos. 
Dezasseis portugueses participavam na corrida, dos quais seis terminaram a prova. Entretanto  a maratona foi cancelada e as pessoas foram retiradas do local.
 A comitiva portuguesa que acompanhou a atleta Dulce Félix na maratona de Boston estava próxima do local onde aconteceu o incidente, mas nenhum dos elementos foi afectado, disse à Lusa o empresário da desportista.
O Google lançou o "person finder", uma base de dados para ajudar as famílias a encontrar informações sobre as vítimas da explosão.
O incidente ocorreu no momento em que milhares de participantes terminavam a 117ª edicão da maratona, considerada a mais antiga do mundo, disputada desde 1897.
O presidente norte-americano, Barack Obama, foi entretanto informado  e ordenou a "resposta necessária" ao incidente no popular acontecimento  desportivo da cidade no Estado do Massachusetts. Ed Davis, comissário da polícia de Boston, pediu "calma" à população.
Entretanto, a França já colocou o país em alerta máximo de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário