quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bancos ajudados pelo Estado terão de abdicar de negócios - Dinheiro Vivo

Bancos ajudados pelo Estado terão de abdicar de negócios - Dinheiro Vivo


Os quatro bancos que foram recapitalizados – CDG, BCP, BPI e Banif – vão ter de abdicar de áreas de negócio e adotar medidas compensatórias na concorrência com os outros bancos, avança o Diário Económico.
Os quatro banco terão de abdicar de negócios ou reduzir peso nalguns segmentos, como factoring, leasing, seguros, atividades de banca, trading, originação e venda de 'asset-backed securities'. A “vacina” não é igual para todos, visto que cada um terá a sua inclinação para certas áreas e o seu próprio remédio.
Enquanto nuns casos poderá passar pela limitação de negócios, noutros poderá ser o abandono de uma certa área geográfica ou o encerramento de balcões, o que deixa já adivinhar alguns despedimentos. O objetivo passa por emagrecer o balanço e dar aos concorrentes benesses compensatórias.
Segundo o mesmo jornal, há bancos que já finalizaram o seu plano de reestruturação para os próximos cinco anos, já com propostas e medidas a adotar que serão analisadas pela DGCom.
Estes planos de reestruturação têm de respeitar três chaves mestras: as benesses compensatórias referidas em cima; os bancos têm de repartir os custos da recapitalização pelos vários 'stakeholders', acionistas e gestores; e, finalmente, a concorrência exige que todas as medidas respeitem a viabilidade e a sustentabilidade (capital e ROE) das instituições, para que seja possível reembolsar a ajuda do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário