terça-feira, 30 de abril de 2013

Gaspar acusa Governo PS de ocultar problemas provocados pelos swaps

Gaspar acusa Governo PS de ocultar problemas provocados pelos swaps

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse, esta terça-feira, no parlamento, que a responsabilidade dos swaps problemáticos detetados em várias empresas públicas pertence ao anterior Governo socialista liderado por José Sócrates.

Gaspar acusou o governo anterior de adotar um «padrão de comportamento de ocultação» dos impactos orçamentais das suas decisões.

O ministro das Finanças está a ser ouvido no parlamento sobre os contratos de swaps a pedido do Bloco de Esquerda e do PCP, mas começou a intervenção na comissão parlamentar salientando que encontrou um problema «criado pela existência de contratos de natureza especulativa, todos anteriores à entrada em funções deste Governo».

Vítor Gaspar explicou que muitos dos contratos de risco analisados permitiram às empresas públicas apresentar resultados mais positivos no curto prazo, criando problemas a longo prazo, dado or isco elevado das operações. «Isto reflete um padrão de comportamento do Governo anterior, que adotou práticas reiteradas de desorçamentação», disse o ministro.

Segundo defendeu Vítor Gaspar, o atual Governo «não permitiu a continuação de tais práticas», tentando, desde o início do mandato, renegociar os contratos problemáticos e tendo já enviado os dados que possui à Procuradoria Geral da República para apurar responsabilidades criminais.

A Procuradoria-Geral da República já anunciou que está a analisar os elementos que lhe foram enviados pela Secretaria de Estado do Tesouro sobre os contratos swap entre empresas públicas e instituições bancárias.

O deputado do PS, Fernando Medina, acusou Gaspar de estar a fazer um «jogo político partidário reles» em vez de permitir «um esclarecimento sobre a verdade», negando que os swaps tenham começado a ser realizados nos tempos socialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário