quinta-feira, 7 de março de 2013

Taxa de desemprego na Grécia baixou em Dezembro pela primeira vez em mais de quatro anos | iOnline

Taxa de desemprego na Grécia baixou em Dezembro pela primeira vez em mais de quatro anos | iOnline

A taxa de desemprego na Grécia desceu em dezembro pela primeira vez em mais de quatro anos, ao fixar-se em 26,4%, depois de ter atingido 26,6% no mês anterior, segundo dados provisórios hoje divulgados.
No entanto, em comparação com dezembro de 2011, a taxa de desemprego na Grécia subiu cinco pontos percentuais.
Especialistas contactados pela Bloomberg referiram que não são esperadas melhorias da taxa de desemprego nos próximos meses.
O número de desempregados aumentou em 4.584 pessoas em dezembro face a novembro do ano passado, ao fixar-se em 1.321.236 pessoas, mas no mesmo período o número de empregados também aumentou em 40.316 para 3.679.074.
O facto do número de pessoas que entraram no mercado de trabalho ser superior ao das pessoas que perderam o emprego explica a ligeira baixa percentual da taxa de desemprego.
A taxa de desemprego juvenil baixou em dezembro para 57,5% depois de se ter fixado em 61,7% em novembro do ano passado e em 53,1% em dezembro de 2011.
Em dezembro as taxas de desemprego das mulheres e dos homens atingiram 29,3% e 24,3%, respetivamente.
A taxa de desemprego tem atingido valores recordes nos últimos meses e economistas estimam que esta possa subir para 30% em 2013, refere a Blommberg.
A Grécia que acaba de terminar o quinto ano de recessão, foi forçada pelos credores internacionais a aplicar uma série de reformas no mercado de trabalho, das quais resultou uma drástica diminuição dos salários tanto no setor público como no privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário