terça-feira, 5 de março de 2013

Portugal foi exportador líquido de electricidade a Espanha nos primeiros meses de 2013 | iOnline

Portugal foi exportador líquido de electricidade a Espanha nos primeiros meses de 2013 | iOnline

Portugal converteu-se nos dois primeiros meses deste ano exportador líquido de eletricidade para Espanha, depois de vários anos em que o saldo era favorável aos espanhóis, segundo dados da Rede Eletrica de Espanha (REE).
Os dados, facultados à agência Lusa, confirmam que nos primeiros dois meses deste ano Portugal vendeu a Espanha 505,9 gigawatts/hora (GWh), importando apenas 361,9 GWh.
Desde maio de 2011 que não havia registos mensais de comércio transfronteiriço de eletricidade favoráveis a Portugal, tendo nessa altura o saldo sido de 46 GWh.
Recorde-se que, atualmente, Portugal e Espanha têm sete linhas de interconexão transfronteiriça, com capacidade para cerca de 2.400 megawatts, potência que deverá ser ampliada para 3.000 em 2015 com a entrada em funcionamento de duas novas linhas, no norte e no Alentejo.
A tendência de inversão da relação comercial elétrica entre Portugal e Espanha, também segundo os dados da REE já se começou a verificar em 2012 quando, segundo o boletim de “intercâmbios internacionais físicos por fronteira”, o volume de eletricidade importada foi baixando progressivamente ao longo do ano.
Ainda que, globalmente, Espanha tenha tido um saldo comercial elétrico favorável em 2012 – o balanço é de 7.897 GWh – a diferença mensal foi progressivamente caindo de 861 GWh em janeiro para apenas 164 GWh em novembro, o mês de menor diferença.
Uma análise dos dados históricos demonstra que apesar de variações significativas de ano para ano, a última década foi claramente favorável a Espanha, com saldos anuais elevados como os 7.897 GWh em 2012 e o mais elevado desde que há registos (que começam em 1990): os 9.439 GWh registados em 2008.
Nos 13 anos (156 meses) entre 2000 e 2012, os registos demonstram que o saldo comercial elétrico só foi favorável a Portugal 17 vezes, com o ‘melhor’ mês a ser dezembro de 2010 quando Portugal vendeu a Espanha mais 359 GWh do que comprou. O mês com o pior saldo para Portugal desde 2000 foi em março de 2008, especificamente de 1.042 GWh.
Analistas atribuem a inversão da balança comercial elétrica com Portugal aos novos impostos energéticos aprovados pelo Governo espanhol para combater o défice tarifário, especialmente o aumento de 7% sobre as receitas obtidas pela geração elétrica.
Estes impostos, em vigor desde 1 de janeiro, levaram ao aumento de preços em Espanha mas não nos três países com os quais o país tem relação comercial elétrica: Portugal, Marrocos e França.
Numa recente análise deste setor o jornal económico Expansion considera, citando analistas, que ainda é cedo para determinar se estes indicadores do inicio de 2013 se manterão, recordando, por exemplo, questões conjunturais como a grande produção eólica, o preço médio diário “anormalmente elevado em janeiro”, apesar da baixa procura e até a saída do carvão espanhol do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário