segunda-feira, 18 de março de 2013

Troika adia pagamento dos 2000 milhões da sétima avaliação - Dinheiro Vivo

Troika adia pagamento dos 2000 milhões da sétima avaliação - Dinheiro Vivo

A troika adiou o pagamento dos 2000 milhões de euros correspondente à conclusão do sétimo exame do programa de ajustamento. Era para ser em abril, mas afinal só deverá ser entregue em maio, apesar da avaliação ter sido "positiva".
De acordo com o IGCP - Agência do Crédito Público, "o próximo desembolso, no montante de 2 mil milhões (1,3 mil milhões da UE e 0,7 mil milhões do FMI), está previsto para o mês de maio".
O relatório da sexta avaliação (o da sétima ainda não está disponível) publicado pela Comissão Europeia, em janeiro, indicava que o desembolso dos aconteceria em abril.
Nem as Finanças, nem o IGCP explicam este atraso previsto na entrega dos 2000 milhões de euros do empréstimo, que elevará o pacote já recebido no âmbito do ajustamento até 90% do total, como disse o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, na sexta-feira. O total ronda hoje os 79,5 milhões de euros, a preços atuais.
O IGCP indica apenas que a entrada dos 2000 milhões de euros na conta do Tesouro "depende ainda da aprovação das conclusões da presente avaliação, por parte do ECOFIN, do Eurogrupo, e do Conselho de Administração do FMI".
O Dinheiro Vivo está a tentar saber mais pormenores junto das autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário