quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Saiba como ficar "invisível" na Internet | iOnline

Saiba como ficar "invisível" na Internet | iOnline

A navegação dos utilizadores na internet é, muitas vezes, monitorizada por várias empresas e até mesmo pelo governo norte-americano

Navegar sem ser visto é um desejo de muitos utilizadores, no entanto, esse é um processo difícil. Mas, com os cuidados certos, consegue-se ser mais discreto, dificultando que terceiros sigam os nossos passos e, assim, conseguir mais privacidade.
As regras para ver sem ser visto são as seguintes:
1. Usar o modo anónimo dos navegadores
Muitos utilizadores contam com um modo anónimo, normalmente activado pelas teclas CTRL + SHIFT + N, que permite navegar pela web sem deixar marcas no histórico ou na barra de autopreenchimento.
2. Utilizar o Tor para esconder o IP
Tor é um browser muito utilizado para navegar pela Internet evitando que estranhos observem o seu IP e saibam das suas actividades. A navegação pode ficar mais lenta, mas estará muito mais discreto na Internet.
3. Configure aplicações e serviços
Na maioria das vezes, é possível configurar a privacidade e evitar a monitorização. Portanto, sempre que usar um novo serviço, atente para as configurações de privacidade.
4. Use o Ghostery
Esta ferramente permite bloquear o rastreamento automático, sobretudo quando utiliza as redes sociais como o Facebook e o Twitter.
5. Experimente o HTTPS Everywhere
Foi criado pela Electronic Frontier Foundation e força alguns sites a usarem o protocolo HTTPS, que é mais seguro e utiliza comunicação encriptada.
6. Pense bem antes de fornecer os seus dados
Entregar os seus dados pessoas na internet não é recomedável. Faça isso apenas se conhcer bem a empresa e se confiar nela.
7. Substitua o Google pelo DuckDuckGo
Este é um motor de busca alternativo que permite não espiar as suas actividades. Os resultados podem não ser tão bons quanto os do Google, mas são melhores no que respeita ao anonimato.
8. Experimente o Hushmail
Um serviço de email que promete utilizar criptografia nas mensagens tanto quando elas estão a ser enviadas quando estão guardadas na caixa de correio.
9. Guarde os seus arquivos na nuvem do SpiderOak
É um serviço de armazenamento em nuvem promete encriptar todos os arquivos dos utilizadores
10. Configure a sua VPN
O acrónimo, que representa uma "Rede Virtual Privada" permite o tráfego de dados de forma segura e também permite o acesso a uma rede interna de uma empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário