sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Governo omitiu Banif no défice de 2013 que já vai em 5,9% - Dinheiro Vivo

Governo omitiu Banif no défice de 2013 que já vai em 5,9% - Dinheiro Vivo

O défice público comunicado pelas Finanças ao Instituto Nacional de Estatística no final de setembro, avaliado em 5,5% do produto interno bruto (a meta combinada com a troika), ainda não tem os 700 milhões de euros gastos com a ajuda ao Banif - Banco Internacional do Funchal, confirmou ontem o Conselho das Finanças Públicas (CFP).

Saiba porque é preciso outro Orçamento Retificativo. Leia aqui
A amnistia fiscal e contributiva anunciada, avaliada em 500 a 600 milhões de euros, não chega sequer para tapar mais este buraco.
Rácio da dívida portuguesa está acima da meta. Veja aqui
Assim, o défice verdadeiro – que o Governo escondeu na apresentação do final das 8ª e 9ª avaliações da troika (a ministra das Finanças falou de “esforço de contenção adicional” necessário este ano, sem dizer as razões) – será de 5,9%. Pior: tendo em conta as análises recentes à execução orçamental, existem problemas na despesa e na receita correntes.
Nesta última, mesmo sem contar com o IRS (tem um desvio 400 milhões de euros que pode ser compensado na reta final do ano com a reposição de subsídios), a receita do Estado está 900 milhões abaixo do que seria suposto, mostra a execução orçamental até agosto. Nos impostos (sem IRS) a derrapagem vai em 356 milhões; na receita não fiscal vai em 562 milhões de euros.
Ou seja, o desvio com o Banif e o declínio referido na receita ascendem a 1600 milhões de euros, o que elevará o défice real até 6,4%.
Ontem, o CFP deixou claro que a despesa com o Banif (injeção de capital) “não se encontra incluída na estimativa anual do Ministério das Finanças, reportada, em setembro”. “Deste modo, mantendo-se a meta anual fixada num défice de 5,5% do PIB, será necessário que o referido impacto negativo venha a ser compensado”.
Por seu lado, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) diz que o crescimento da receita de contribuições sociais “encontra-se aquém do previsto” face ao orçamento retificativo de maio, entre outros problemas (ver pontos em baixo).
Anteontem, na RTP, Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro, revelou que haverá segundo retificativo. “Há despesa que precisa de ser autorizada e não estava prevista”, disse.
Descontos
O crescimento da receita de contribuições sociais “encontra-se aquém do previsto”, diz UTAO. A reposição de subsídios “não deverá ser suficiente para alcançar o objetivo” do OER/2013.
Receita fiscal
A execução da receita fiscal total é “favorável” devido aos impostos diretos mas nos impostos indiretos houve “redução homóloga de 5,2%”, superior à orçamentada”.
Salários
As despesas com pessoal cresceram a um ritmo inferior ao previsto, mas “caso o subsídio de férias tivesse sido pago também em duodécimos até agosto, as despesas com o pessoal teriam aumentado acima do crescimento previsto”.

Juros e rendas
A execução da rubrica de receita rendimentos “apresenta uma forte quebra homóloga, encontrando-se abaixo da implícita para o conjunto do ano de 2013”. Aqui estão juros, dividendos e participação nos lucros, bem como rendas de ativos detidos pela segurança social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário