sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Merkel: “Espiar amigos é inaceitável” - Dinheiro Vivo

Merkel: “Espiar amigos é inaceitável” - Dinheiro Vivo

A chanceler alemã revelou, em Bruxelas, o teor da conversa com Obama, na sequência das suspeitas de espionagem telefónica. Angela Merkel considera “inaceitável” a espionagem “entre amigos”.
À chegada ao Conselho Europeu, a chefe do governo de Berlim dirigiu-se aos jornalistas, com vontade de “acrescentar algo sobre o recente incidente com a NSA [a agencia americana de segurança]”, à qual são atribuídos os casos de espionagem telefónica a europeus.
Merkel quis dar conta do que “disse ao presidente Obama: a espionagem entre amigos não é de todo aceitável”. “Não é para mim pessoalmente, mas no interesse dos cidadãos alemães”, adiantou. 
A chanceler deu ainda a entender que quer manter um quadro de boas relações com os Estado Unidos, num quadro de “confiança”.
“Precisamos de confiança entre aliados e parceiros. Esta confiança deve agora ser restabelecida. Precisamos de refletir sobre os acordos de proteção de dados e transparência. Enfrentamos desafios comuns. Somos aliados. Mas, as alianças só se constroem numa base de confiança. Espionagem entre amigos, não”, insistiu Angela Merkel, que falava em Bruxelas, à chegada à Cimeira Europeia.
Antes do arranque dos trabalhos a 28, a chanceler sentou-se à mesa com o presidente francês, numa cimeira bilateral para concertar posições, sobre os recentes casos de escutas telefónicas levados a cabo pela a NSA.

Na cimeira o tema proteção de dados foi colocado em cima da mesa. Mas o primeiro ministro Belga, Elio di Rupo informou que o mais provável era não haver conclusões, acrescentando que “tem de haver medidas” contra a “espionagem sistemática”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário