terça-feira, 19 de novembro de 2013

Portugal é o terceiro país da Europa onde a venda de automóveis cresceu mais - Dinheiro Vivo

Portugal é o terceiro país da Europa onde a venda de automóveis cresceu mais - Dinheiro Vivo

Apesar do crescimento em outubro, as vendas de automóveis na União Europeia continuam no vermelho no total dos 10 primeiros meses deste ano. No entanto, algo pode estar a mudar no mercado europeu, pois não se registavam dois meses consecutivos de vendas, setembro e outubro, desde setembro de 2011.
No passado mês, as vendas aumentaram 4,7% (1,004,935 unidades), mas entre janeiro e outubro caíram 3,1% em comparação com período homólogo (10,006,807 unidades), com Portugal a figurar no pódio das vendas, segundo dados da ACEA (Associação Europeia de Produtores de Automóveis).
Os países que registaram o maior volume de vendas em outubro foram: Eslováquia com +37,6%, Holanda com +37,4% e Espanha com +34,4%. com Portugal a registar uma subida de +22,8% (9,073 viaturas) neste período. Em sentido descendente seguem o Chipre com -34,1% e Bélgica e Itália, ambos com uma queda de -5,6%.
Olhando para o total dos 10 primeiros meses, Estónia com +14,7%, Reino Unido com +10-2% e Portugal com +8,1% lideram as subidas. Em queda segue o Chipre com -38,5% de vendas, seguido da Holanda com -25,4% e Eslováquia com -8,5%.
Nas maiores economias da zona euro, as vendas de automóveis até outubro foram negativas: a Alemanha registou uma quebra de -5,2%, França de -7,4% e Itália com -8%.
Analisando as vendas por marca nos 28 países da União Europeia, a Mazda liderou as vendas em outubro com um crescimento de +59%, seguida da Lexus com +29,% e da Skoda com +23,7%  Por seu turno, a GM com -50%, a Alfa Romeo com -33,9% e a Lancia/Chrysler com -12,3% registaram as maiores quedas no passado mês.

No período entre janeiro e outubro, a marca Dacia, do grupo Renault, vendeu +20,2% dos veículos que em período homólogo, seguida pela Jaguar com 16,6% e a japonesa Mazda com 14,1%. A Alfa Romeo com -30%, a Lancia/Chrysler com -22,2%, ambas do grupo Fiat, e a Chevrolet com -18,3% registaram a maior queda nos 10 primeiros meses.

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