segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Políticas ambientais. Portugal é o 3.º melhor | iOnline

Políticas ambientais. Portugal é o 3.º melhor | iOnline

Só a Dinamarca e o Reino Unido registam melhor desempenho

Portugal é o sexto país industrializado que mais tem feito em políticas para combater as alterações climáticas. Na prática, porém, a actuação portuguesa está no terceiro lugar do Índice de Riscos Climáticos Globais, um ranking elaborado anualmente pela GermanWatch, um observatório alemão. Isto porque os três lugares cimeiros, explica a Quercus, ficaram simbolicamente "vazios" por se considerar "que nenhum país é merecedor do pódio no que respeita à protecção do clima".
A lista é apresentada esta manhã, em Varsóvia, na Polónia, onde decorre até sexta-feira a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. O ranking analisou "o desempenho" dos 58 países mais industrializados que, no total, "são responsáveis por mais de 90% das emissões de dióxido de carbono associadas à energia", esclareceu a Quercus, integrante da Rede Europeia de Acção Climática, que colaborou neste relatório.
Apenas a Dinamarca e o Reino Unido, em respectivo, tiveram um melhor desempenho. O terceiro posto justifica-se pela "redução no uso de combustíveis fósseis" e "principalmente" devido "ao investimento dos últimos anos em energias renováveis", sublinhou a Associação para a Protecção da Natureza. Em 2012, o país ficara no quarto lugar do índice. Na passada semana, outro estudo da GermanWatch colocou Portugal como o Estado europeu mais afectado por eventos climáticos extremos, ocorridos entre 1993 e 2012. A Quercus avisa contudo que este desempenho pode no futuro ser ameaçado "pela política menos construtiva do actual governo", que já abrandou "alguns dos investimentos benéficos" no sector das energias renováveis. No penúltimo lugar do ranking está a Polónia (só diante da Grécia), sobretudo por culpa da sua dependência do carvão, um dos combustíveis fósseis mais poluentes - em 2011, as 77 milhões de toneladas que consumiu geraram 97% da sua electricidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário