terça-feira, 19 de novembro de 2013

Estradas. Automóveis a GPL vão pagar mais 30 milhões | iOnline

Estradas. Automóveis a GPL vão pagar mais 30 milhões | iOnline

O alargamento da contribuição rodoviária ao GPL Auto é uma das medidas do Orçamento do Estado para 2014

Os automóveis que usam GPL (gás de petróleo liquefeito) vão passar a pagar, a partir do próximo ano, a contribuição para o sector rodoviário, da qual estavam isentos.
A medida já estava prevista na proposta inicial do Orçamento do Estado para 2014 e foi objecto de uma correcção técnica nas propostas de alteração orçamental, que aplica um valor de 103 euros por 1000 quilos. Considerando que o mercado deverá atingir as 30 mil toneladas de consumo no final deste ano, o valor da receita cobrada em 2014 poderá atingir cerca de 30 milhões de euros. Esta verba serve para financiar o investimento e a manutenção do sector rodoviário, já que a contribuição é uma receita própria da Estradas de Portugal (EP), que no próximo ano vai também beneficiar de um aumento das contribuições rodoviárias sobre a gasolina e o gasóleo.
No ano passado, a contribuição extraordinária gerou 512 milhões de euros para a EP, mas a receita tem vindo a cair, reflectindo a quebra no consumo de combustíveis. Desde 2009, estes proveitos já caíram 9%.
Apesar do acréscimo das verbas da contribuição rodoviária, a Estradas de Portugal sofreu um corte de 21 milhões de euros no orçamento global, nas propostas de alteração ao Orçamento. Esta foi a forma encontrada pela maioria para financiar o aumento do patamar a partir do qual os salários dos funcionários públicos vão sofrer cortes no próximo ano.
O GPL auto é o único combustível rodoviário cuja procura tem vindo a crescer, porque oferece um desconto significativo face à gasolina e ao gasóleo. No terceiro trimestre deste ano, as vendas cresceram cerca de 9,5% face ao mesmo período do ano passado.
Este combustível é subsidiado ao nível do imposto petrolífero, que é muito inferior ao cobrado na gasolina e no gasóleo. Uma das razões para esta diferença é o facto de este combustível produzir menos emissões poluentes. O preço final chega a ser de metade do preço final do litro de gasolina. No entanto, o valor da poupança acaba por não ser tão significativo porque o poder energético do GPL auto é inferior ao da gasolina e do gasóleo. Ou seja, é preciso consumir mais para atingir o mesmo comportamento.
Ainda assim, e de acordo com o simulador disponibilizado pela Galp Energia, com base em preços de Setembro, o GPL auto era 47% mais económico que a gasolina e 26% que o gasóleo. A poupança anual na gasolina oscila entre os 1650 euros em 25 mil quilómetros e os 2640 euros para quem percorrer 40 mil quilómetros num ano. No gasóleo, a economia anual varia entre os 682 e os 1091 euros. Dependendo da quilometragem, o investimento necessário para adaptar o automóvel a este combustível poderá ser recuperado num ano.
Esta vantagem será diluída a partir do próximo ano, com a introdução da contribuição rodoviária neste combustível, que deverá implicar um aumento do preço final na casa dos cinco cêntimos por litro.

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