terça-feira, 5 de novembro de 2013

Poluição: Centenas de milhões de pessoas em risco - Sociedade - Sol

Poluição: Centenas de milhões de pessoas em risco - Sociedade - Sol

Centenas de milhões de pessoas podem ficar expostas a poluição tóxica, alertaram na segunda-feira vários grupos ambientalistas, que divulgaram uma lista das piores zonas, incluindo um local em África que processa resíduos electrónicos europeus.
"Estimamos em mais de 200 milhões o número de pessoas em risco devido a esta poluição no mundo em desenvolvimento", disse Richard Fuller, que dirige um observatório ambiental sediado nos EUA, designado The Blacksmith Institute.
Esta organização e a Cruz Verde suíça publicaram uma nova listagem com os dez piores "Lugares mais Poluídos do Mundo", que se baseou em mais de duas mil avaliações de risco em locais contaminados em 49 países.
A segunda maior área de processamento do lixo electrónico na África Ocidental, em Agbogbloshie, nas redondezas da capital do Gana, Accra, está entre as novas inclusões.
Cada ano, o Gana importa 215 mil toneladas de electrónica de consumo usada, na sua maioria da Europa Ocidental, quantidade que se espera duplique até 2020, de acordo com o documento.
Entre locais que foram agora incluídos está a Citarum River Basin, na Java Ocidental, onde estão nove milhões de pessoas, mas também duas mil fábricas.
O rio, que é usado para consumo humano e irrigar plantações de arroz, está contaminado por um largo espectro de toxinas, incluindo alumínio e manganésio.
Os testes à água usada para consumo humano revelaram a presença de chumbo em níveis que excedem em mil os padrões dos EUA, acrescenta-se no documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário