terça-feira, 5 de novembro de 2013

Índia lança com sucesso a sua primeira missão a Marte - JN

Índia lança com sucesso a sua primeira missão a Marte - JN

A missão da Índia com destino a Marte completou, esta terça-feira, com sucesso a sua primeira fase ao entrar na órbita terrestre 44 minutos após o seu lançamento, informou a agência espacial indiana.
O foguetão de lançamento "colocou a nave Mangalyaan (Veículo de Marte) de forma muito precisa numa órbita elíptica à volta da Terra", disse o presidente da Organização de Investigação Espacial, K. Radhakrishnan, a partir da sala de controlo.
A Índia lançou assim com sucesso a sua primeira missão a Marte, com o objetivo de se tornar o primeiro país da Ásia a alcançar aquele planeta, tendo a partida sido registada às 14.38 locais (9.08 horas em Lisboa).
O lançamento do satélite com o objetivo de navegar na órbita do chamado planeta vermelho foi transmitido em direto pelas televisões locais a partir do Centro Espacial Satish Dhawan en Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh.
A nave dourada, de 1.350 quilos e do tamanho de um pequeno carro, vai manter-se em órbita terrestre até 1 de dezembro, altura em que começará uma viagem de 300 dias para Marte, onde deverá chegar a 24 de setembro de 2014, depois de percorrer 400 milhões de quilómetros.
Quando orbitar Marte, a nave deverá estudar, através de cinco instrumentos, a superfície, a topografia e a atmosfera do planeta e ainda procurar dados sobre a presença de metano na atmosfera.
A Índia é o sexto país a tentar chegar a Marte, um objetivo falhado por mais de metade das missões até agora enviadas. Apenas Estados Unidos, Rússia e União Europeia conseguiram atingir o "planeta vermelho", tendo as missões japonesa, em 2003, e chinesa, em 2011, sido um fracasso.
A possibilidade de se tornar no primeiro país asiático a chegar a Marte é destacada pela imprensa local como um feito de superação em relação ao poderoso vizinho chinês.
A missão tem um orçamento de 73 milhões de dólares (54 milhões de euros), cerca de cinco vezes menos do que operações similares dos Estados Unidos, e foi desenvolvida durante 15 meses por cerca de mil cientistas da agência espacial indiana.
O programa espacial da Índia existe há 50 anos, mas o primeiro lançamento aconteceu apenas em 1975, quando foi enviado o satélite Arybhatta através de um foguetão russo.
A Organização de Investigação Espacial, com sede em Bangalore, conta atualmente com 16 mil cientistas e um orçamento de mil milhões de dólares (741 milhões de euros) e, através do seu braço comercial, coloca também em órbita satélites de países estrangeiros.
A índia lançou em 2008 uma sonda lunar e prevê ter a primeira missão tripulada em 2016,

Nenhum comentário:

Postar um comentário