quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Elétricas vão ter de pagar 20 euros se falharem hora da visita. Mas clientes também - Dinheiro Vivo

Elétricas vão ter de pagar 20 euros se falharem hora da visita. Mas clientes também - Dinheiro Vivo

As empresas de eletricidade vão ter de pagar 20 euros ao cliente se chegarem atrasadas ou falharem as horas marcadas para ir a casa de um cliente, por exemplo, para ler o quadro elétrico ou para uma reparação. O mesmo se passa com o cliente que, se não estiver em casa na hora marcada, terá de pagar os mesmos 20 euros à empresa.
A contrapartida é que as visitas passam a ser agendadas entre a empresa e o cliente para que se possa encontrar a hora mais conveniente para ambos e, além disso, essas visitas terão um intervalo de duas horas e meia para minimizar os tempos de espera que costuma ser longos, por exemplo, uma manhã ou uma tarde inteira. 

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Esta é uma das novas regras de qualidade de serviço que as empresas vão ter de assegurar segundo o novo Regulamento de Qualidade de Serviço do Setor Elétrico que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicou hoje.
Recorde-se que, desde a alteração de estatutos realizada o ano passado, que a ERSE passou a ter a competência de definir estes parâmetros de qualidade e ainda de monitorizar o seu cumprimento pelos comercializadores, incluindo agora os do mercado livre.
Outra das novas regras exige que as empresas tenham, obrigatoriamente, um serviço de atendimento telefónico, "ou equivalente que garanta resposta imediata", e também um serviço de resposta por escrito, que "para pedidos de informação e reclamações" também pode ser em formato eletrónico.
Exige-se ainda que os pedidos de informação sejam respondidos em menos de 15 dias e que, o prazo de respostas às reclamações - e também o valor de compensação a dar ao cliente - sejam acordados contratualmente com o cliente.

O novo regulamento estipula ainda que as empresas têm de dar à ERSE informação trimestral e anual sobre a qualidade de serviço comercial, têm de fazer um relatório anual sobre o mesmo tema e ainda que vão ser alvo de auditorias periódicas para monitorização do desempenho.

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