sábado, 14 de julho de 2012

Comissão Europeia revê as emissões dos veículos ligeiros novos para 2020

Comissão Europeia revê as emissões dos veículos ligeiros novos para 2020


A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira, em Bruxelas, uma proposta que vai obrigar as marcas automóveis a reduzirem as emissões médias dos veículos ligeiros de passageiros novos vendidos na União Europeia para 95 gramas de CO2 por quilómetro (g/km) em 2020.
“Sabemos que é uma meta ambiciosa, mas vai impulsionar ainda mais o sucesso da regulamentação que entrou em vigor em 2009 ” disse Connie Hedegaard, comissária europeia para a Acção Climática.

O regulamento em vigor desde 2009 tinha estabelecido que os veículos novos não deveriam emitir, em média, mais de 130 g/km em 2015, e se possível 95 g/km, em 2020.

Devido aos vários casos de sucesso no cumprimento antecipado do regulamento, a Comissão reviu novamente os valores, passando para obrigatório o valor esperado para 2020.

“Portugal já tinha cumprido a meta para 2015 em 2010. Obviamente que as expectativas tinham de aumentar”, comenta Mafalda Sousa, da associação ambientalista Quercus.

“A população europeia efectua 83% das suas deslocações em carros ou carrinhas. O carro já faz parte do quotidiano do consumidor. Basta lembrar que 14% do orçamento familiar europeu destina-se a gastos com os automóveis” disse Monique Goyens, directora-geral da Comissão Europeia para o consumo, numa conferência de imprensa em Bruxelas.

O transporte rodoviário é responsável por 15% das emissões totais de CO2 na Europa, mas até 2020 espera-se que este valor diminua para um terço.

“Este é o momento certo para a indústria automóvel investir em tecnologias mais eficientes, acompanhando o compromisso político assumido pela União Europeia para a redução das emissões de CO2 nos transportes, e será um passo fundamental para cumprir a meta de redução de gases de efeito de estufa dos transportes em 60%, até 2050,” declarou Francisco Ferreira, dirigente da Quercus.

Para Setembro, a Comissão prevê apresentar uma nova revisão para as emissões dos automóveis, onde serão incluídos planos pós-2020 e metodologias a utilizar para o cumprimento das metas.

Por: Fábio Monteiro

Retirado de:  http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1554477

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