sábado, 4 de julho de 2015

Qual o país com mais 'defaults' da história? (E não, não é a Grécia) - Dinheiro Vivo

Qual o país com mais 'defaults' da história? (E não, não é a Grécia) - Dinheiro Vivo



Primeiro 'default' da história aconteceu no ano 377 antes de Cristo na Grécia
02/07/2015 | 16:00 |  Dinheiro Vivo

Um país entra em 'default' quando não consegue cumprir as suas obrigações e compromissos financeiros junto dos seus credores e, dessa forma, entra em incumprimento. A Grécia é o caso mais recente. No entanto, não é o país que mais vezes esteve perante esta situação.
De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, citado pela Europa Press, o país que mais vezes entrou em situação de 'default' foi, nada mais nada menos, do que a Espanha. Mais concretamente, por 14 ocasiões. A maioria delas aconteceram no século XVI, por seis vezes, e no século XIX, outras seis sendo uma delas durou 31 anos.
O estudo considera o 'default' como uma crise de dívida externa decorrente de instabilidade política, guerras e revoluções, ou por períodos de crédito barato alimentado por um aumento especulativo de empréstimos.
 
O ranking dos países com mais 'defaults', atualizado recentemente pela BBC, revela que a maioria dos países que mais vezes foram incapazes de pagar as suas dívidas ou foram forçados a reestruturá-la pertencem à América Latina. Assim, o pódio fica completo com a Venezuela e Equador (cada um com 11 'defaults'. Logo a seguir surge o Brasil, com 10.
Depois de Espanha, o país europeu que mais vezes entrou em incumprimento foi a França - 9 ocasiões - e depois a Alemanha, 8 vezes. Até Portugal surge com cadastro pior do que o da Grécia, uma vez que Lisboa entrou em 'default' por 7 vezes, enquanto que Atenas só não cumpriu os seus compromissos em 6 ocasiões.
O maior 'default' da história
Ao longo da história foram muitos os países que não conseguiram cumprir as suas obrigações financeiras para com os credores. E apesar de ser difícil quantificar, por motivos cambiais, o estudo revela que nos últimos anos o maior 'default' foi declarado pela Grécia. Mais concretamente em 2012, quando teve de reestruturar 138 mil milhões de dólares de dívida.
O segundo maior incumprimento foi da autoria da Argentina, com o famoso corralito em 2001 por uma dívida de 95 mil milhões de dólares, enquanto o terceiro lugar é ocupado pela Jamaica, quando em 2010 não conseguiu fazer face a uma dívida de 7,9 mil milhões de dólares.
O primeiro 'default' da história
Pode não lidar o ranking dos países que mais vezes entraram em incumprimento, mas foi em Atenas que tudo começou. De acordo com o estudo, o primeiro 'default' da história aconteceu no ano 377 antes de Cristo.
Surpresa ou não, foi à Grécia que coube este feito, quando uma dezena de cidades helénicas decidiram não cumprir com as suas obrigações financeiras.
Países com cadastro limpo
Quase todos os países do mundo passaram, nem que por uma vez, pela situação na qual foram incapazes e cumprir com os seus compromissos financeiros, devido a crises económicas, guerras, crises políticas.
No entanto, há um clube restrito de países com cadastro limpo e que nunca entraram em incumprimento. São eles a Suíça, Bélgica, Noruega, Coreia do Sul, Finlândia, Singapura e Nova Zelândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário