segunda-feira, 27 de julho de 2015

Está sentado? Levante-se para ler este artigo e não perder anos de vida - Ciência - DN

Está sentado? Levante-se para ler este artigo e não perder anos de vida - Ciência - DN



Está sentado? Levante-se para ler este artigo e não perder anos de vida
Ficar sentado muitas horas - mesmo com boa postura, mesmo para uma pessoa que faz exercício - é mau para a saúde. Aqui ficam seis conselhos para não se esquecer de se levantar.
Quer esteja a ler este artigo no computador, tablet ou telemóvel, é provável que esteja sentado. Uma atividade (ou falta dela) que tem sérias consequências para a saúde. "Estar muito tempo numa posição, seja ela qual for, não é bom para o sistema musculoesquelético. As nossas articulações alimentam-se de movimento", explica o médico Jorge Laíns, presidente eleito da Sociedade Internacional de Medicina Física e de Reabilitação.
E não são só as articulações: o sistema metabólico e o coração também. Assim, além das dores nas costas, estar sentado muito tempo seguido aumenta o risco de doença cardiovascular, obesidade, diabetes e até de alguns cancros, como o do cólon, lembra o médico. E segundo vários estudos, esse risco é independente da quantidade de exercício que as pessoas fazem - embora uma boa condição física seja importante, porque são os músculos que protegem as articulações e a coluna.
Agora, tente somar todas as horas que passa sentado por semana: do trabalho ao sofá de casa, sem esquecer o tempo nos transportes públicos ou no carro. Durante estes períodos gasta muito pouca energia, o que favorece o ganho de peso. Peso a mais que, por sua vez, coloca pressão nas costas, sobretudo se estiver sentado há demasiado tempo - mais de 20, 30 minutos seguidos.
Assim, além de fazer exercício regularmente, é igualmente importante fazer pausas para se levantar e dar uns passos quando está a trabalhar. Para que não se esqueça, aqui ficam seis dicas:
Diagnóstico
Comece por perceber quantas horas por dia passa sentado. Identifique os momentos em que pode evitá-lo, nomeadamente em casa e nos transportes.
Lembretes analógicos
Se trabalha em frente a um computador ou máquina afixe um lembrete num local visível: escreva um post-it, com um recado para si próprio, e deixe-o num local para o qual olhe muitas vezes.
Lembretes digitais
Instale um programa ou aplicação para avisá-lo que deve fazer uma pausa de 20 em 20 minutos e levantar-se de hora a hora. Se não trabalha com um computador, mas a conduzir ou em frente a máquina, use o telemóvel.
Está sentado? Levante-se para ler este artigo e não perder anos de vida
Truque da garrafa
Tenha uma garrafa de água pequena consigo: vai precisar de levantar-se para enchê-la.
Recados
Quando tiver um recado para dar, levante-se em vez de mandar um e-mail. Opte pelo caminho mais longo.
Exercício
Estar em boa forma é importante para suportar a tensão que estar m uito tempo sentado coloca sobre o seu corpo. Mas se já sofre de dor nas costas, aconselhe-se com o seu médico sobre o tipo de exercício: evite desportos com movimentos rá pidos, torções ou choques; a natação e a hidroginástica são indicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário