quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Desassossego dos desgovernados

Em noticia recente foi possível ler que o Estado gastou menos 563 milhões de euros em abono de família, subsídio de desemprego, acção social e rendimento social de inserção do que no ano anterior. Sabendo que existem por aí imensos oportunistas, esta parece ser uma boa noticia.
Posto isto, onde poderia mais o Estado poupar dinheiro anualmente? Comecemos pela própria estrutura do estado.... O nosso governo tem no momento 14 Ministérios, apenas 1 a menos do que a nossa vizinha Espanha quando este país tem uma área e população 5 vezes superior à do nosso país. Para além dos Ministérios temos ainda o Gabinete do senhor Primeiro Ministro e do Presidente da República o que totaliza 16 gabinetes ao todo!!! Faz ideia de quanto custa em média cada gabinete por mês??? Consultando o site do governo com os vencimentos aí mencionados (http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo/nomeacoes/sobre-as-nomeacoes.aspx), é possível fazer por alto esse cálculo. Por alto, porque é sabido que para além dos vencimentos existem as ajudas de custo onde estas, podem muito facilmente dobrar ou triplicar o vencimento de qualquer um destes trabalhadores. Portanto, fazendo os cálculos apenas com o que é possível saber, estes 16 Gabinetes custam aos Portugueses,  NO MÍNIMO, 1 976 160 Euros por mês. O que dá 27 666 240 euros por ano. Parece pouco?Adicione 229 Deputados e um Parlamento  à equação.(http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/DeputadosLista.aspx) Exacto, 229 deputados em Portugal quando um país como a Bélgica, que apresenta uma população semelhante à nossa, contabiliza 150 Deputados; ou um país como a Espanha, que tem 350 deputados para uma população de cerca de 45 milhões de pessoas. E quais os vencimentos destes senhores? (http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/EstatutoRemuneratorioDeputados.aspx)Mais uma vez fazendo as contas por baixo, temos que por ano cada deputado ganha 56000 euros (sem contar com ajudas de custo e volto a frisar que estas podem muito facilmente duplicar ou triplicar o vencimento destes senhores). Multiplicando este valor por 229 deputados temos por ano 12 824 000 Euros gastos em Deputados. Adicionando este valor ao valor dos vencimentos mencionados no site do governo, para os diversos ministérios, temos um gasto de 40 490 240 euros anuais. Ou seja, em "JOBS FOR THE BOYS" são  gastos por ano, em vencimentos visíveis, cerca de QUARENTA MILHÕES E QUINHENTOS MIL EUROS. Adicionando as ajudas de custo, despesas inerentes aos cargos, despesas de manutenção dos edifícios, entre outros, muito facilmente serão gastos por ano 200 milhões de euros só com estes senhores. Digo ao leitor que este valor por mim apresentado pode não ser real, no entanto, será simpático o suficiente ao ponto de considerar a minha pessoa extremamente ingénua.
Um país com a dimensão do nosso não deveria gastar sequer metade dos valores aqui apresentados. O Estado orgulha-se de ter gasto menos 563 milhões de euros em abono de família, subsídio de desemprego, acção social e rendimento social de inserção no ano anterior, para uma amostra de 10 milhões de portugueses. No entanto,  O que estes 10 milhões de portugueses não conseguem compreender é o facto de o Estado gastar metade desse valor (se for apenas metade) numa amostra máxima de 1000 funcionários públicos.(nas contas apresentadas não foram, com toda a certeza, contabilizados 1000 funcionários).
Não será então de estranhar o desassossego que corre em nós os desgovernados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário