quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Café e Café

http://olhares.sapo.pt/grao-de-cafe-foto3337640.html
O café para mim, tal como para muitos, é um dos pequenos prazeres da vida.
Para além do seu inquestionável valor enquanto estimulante, o café apresenta igualmente propriedades medicinais.O que me levou, no entanto, a escrever sobre o café são os novos modos de venda deste produto. Nomeadamente as cápsulas de café.
Acha que é mais benéfico para si comprar o café em cápsulas? Sou da opinião que este método de venda serve apenas para gerar um maior lucro aos diversificados revendedores de café. Citando a famosa frase de Steve Jobs - "As pessoas não sabem o que querem, até lhes mostrarmos", poderei demonstrar esta minha versão. Qualquer marca que se preze nos dias de hoje, sejam antigas ou novas, e que queiram "vingar" no mercado, necessitam de incluir no seu staff um grande leque de trabalhadores formados em marketing. Deste modo, serão estudadas, trabalhadas e aplicadas as diversas metodologias com o intuito de fazer chegar ao consumidor, o produto, com a maior abrangência e eficácia possíveis. No café, logicamente, enquadra-se este conceito. Assim, o café em cápsulas surge no mercado associado a uma máquina com design inovador, um leque variado de sabores à escolha e uma forte componente de marketing capaz de convencer qualquer um da  qualidade e exclusividade que representa o café em cápsulas. Este produto rapidamente implementou-se no mercado e devido ao seu sucesso, surge, entretanto, uma variadíssima gama de marcas de café, com as suas próprias máquinas de cápsulas.
Ao consumidor este "boom" de café em cápsulas foi bem vindo, ou seja, o preço deste item só poderia descer  tornando-se assim menos exclusivo para pessoas com maiores vencimentos. Parece-lhe bem não é? À primeira vista este método de fazer café aparenta ser bastante mais rápido, cómodo, limpo, económico e saboroso. Mas não é!! Para além do mais, continua a ser um negócio altamente lucrativo para as empresas que o exploram. Não acredita? Comparemos a máquina de cápsulas com uma regular máquina de café expresso (independentemente das marcas das máquinas e dos cafés).
O tempo de aquecimento de qualquer uma delas bem como o preço de aquisição é semelhante. Em termos de rapidez e comodidade parece-me igualmente serem semelhantes. O tempo de colocar ou trocar as cápsulas é idêntico ao de colocar o café no compartimento, mandar fora o borrão e colocar mais café. No caso de querer reaproveitar o borrão de café, com a máquina de café expresso normal basta colocar o borrão directamente nas suas plantas ou jardim, se o quiser fazer com as cápsulas terá de as abrir, efectuar o processo atrás descrito e  só depois poderá então colocar as mesmas no lixo ou no recipiente de reciclagem. Se reciclar as cápsulas , deitar no lixo ou entregar as mesmas (sem retirar o borrão de café) no local onde as compra, para reutilização, terá sempre que se haver com a água suja que sai das cápsulas impregnando-se por todo o lado à medida que pinga do saco onde as transporta. Em termos de sabor, ainda não consegui beber um café de cápsula que supere o sabor de um regular café expresso. Digam o que disserem, a qualidade do café expresso regular continua a superar largamente o café expresso que vem nas cápsulas. Para quem não sabe, aproveito para transmitir um velho segredo de qualquer estabelecimento de cafés: se quer um café expresso de qualidade e com o sabor exclusivo que tanto aprecia não há nada melhor do misturar diferentes marcas de café até conseguir a sua receita ideal. Consegue fazer isto com as cápsulas? claro que não!! Para além do mais, muito possivelmente, será  o que as diferentes marcas das cápsulas fazem para obter diferentes sabores. Em relação ao preço, não existe qualquer grau de comparação. Cada cápsula de café tem um custo mínimo, e friso mesmo mínimo, de 25 cêntimos (o valor é sempre superior mas assim facilita as contas). Acha que é barato? Se conseguir encontrar este preço por cápsula, comprará 10 cápsulas de café por 2.5 Euros. Numa casa onde habitem 2 pessoas e onde cada uma delas beba 2 cafés por dia, terá ao fim de 5 dias gasto nada mais do que 5 euros em café. Contabilizando que um mês tem 30 dias, temos que em café, este agregado familiar gastará 30 euros. Ao fim de um ano, 360 euros serão gastos em cápsulas de café. Note-se que a água e a electricidade não estão incluídos nestas contas.
 Um saco de 250g de café para máquinas expresso normais consegue-se, já com alguma qualidade, por 2 euros. Com esta opção, tem a possibilidade de escolher a dose de café que coloca, pode aproveitar o borrão do café e ainda pode saborear o maravilhoso cheiro a café fresco. A duração para 2 pessoas que bebam 2 cafés por dia varia, no entanto, é garantido que terá café durante pelo menos uma semana. Digamos que dura 5 dias com o tipo de consumo atrás descrito (para o efeito de simplificar o cálculo). Neste caso, são gastos por mês 12 Euros o que representa um gasto total anual de 144 euros em café. Ou seja, se comprar café em saco, poupará no mínimo 216 Euros por ano!! Convencido(a)? Eu estou!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário