terça-feira, 13 de outubro de 2015

Nunca use estas frases no trabalho - IONLINE.PT

As palavras que usa na sua rotina no trabalho dizem muito sobre si como profissional. Há o comportamento físico, como um vigoroso aperto-de-mão ou apenas um aperto-de-mão em vez de um beijo na face (isto no caso das mulheres); mas o que diz também conta, e muito.
E isto vai desde o estagiário ao director da empresa. Sem se dar conta, há expressões que são usadas que vão marcando o seu caminho, para o bem ou para o mal. Frases que mostram insegurança ou fraqueza, outras que demonstram o oposto, firmeza e obstinação.
Na troca rápida de palavras no dia-a-dia no trabalho, às vezes não se apercebe do que disse ou ficou por dizer, mas há frases que não deve dizer nunca, segundo o autor norte-americano Danny Rubin, que fez uma lista na sua coluna no site News Live By. Tem cinco deixas proibitivas de serem ditas e elegeu uma como a pior de todas.
1. “Eu só queria perguntar uma coisa…”
Nunca diga isto. Palavras como "só" ou "apenas" sugerem que o que tem a dizer tem pouca relevância.
2. “Desculpe qualquer coisa, mas…”
Poucos vícios demonstram mais fraqueza do que pedir desculpa por tudo, até porque na maior parte das vezes não tem nada por que se desculpas.
3. “Não tenho a certeza se pode fazer isto, mas...”
Frases como esta colocam-no num papel de submissão em relação a seu interlocutor. Também fica subentendido que a outra pessoa é importante e ocupada demais para o ajudar. Segundo diz Danny Rubin, vá directo ao ponto - e comece com "Você pode fazer isto?"
4. “Odeio incomodar, mas…”
É um caso parecido com o anterior e indica receio em falar com a outra pessoa. Diz Rubin que é possível mostrar respeito sem mostrar fraqueza. Use frases como “Quando tiver um minuto...”.
5. “Espero que não tenha problema…”
Começar com esta frase deixa o interlocutor com a suspeita se o que irá dizer a seguir é mesmo importante. Para Rubin, coloca nas mãos do outra toda a autoridade de decisão. É preferível usar uma frase como “Eu gostaria de saber a sua opinião” ou “Agradeço as suas considerações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário