sexta-feira, 9 de março de 2012

ACERCA DA MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIAS NA TELEVISÃO PORTUGUESA


Muito recentemente, foi alterada  a empresa prestadora do serviço de medição de audiências da televisão portuguesa. A passagem de testemunho da Marktest , que realizava este serviço já há 13 anos, para a GFK foi, no entanto, e para não variar, cheia de controvérsia. Se por um lado é bom saber que, possivelmente, nenhuma empresa é detentora de exclusividade na prestação de serviços públicos e/ou privados, por outro, continua-se a verificar que estes concursos, entre as diversas empresas e para as diferentes prestações de serviços, continuam a demonstrar tudo menos transparência e objetividade. 
No que toca a este assunto, em particular, verifica-se que a empresa que ganhou o concurso demonstra-se totalmente incapacitada para prestar o serviço. Aliás, ainda em fase de testes, os erros de audiometria da empresa vencedora sucediam-se. Porque? Os estudos, preparação e experimentação necessários para se poder aplicar no algoritmo de  audiometria encontram-se de acordo com a realidade do país. Uma realidade onde os incompetentes ocupam os lugares de chefia, onde os "boys" conseguem ganhar os diversos concursos públicos e/ou privados para que os lobbys  sejam devidamente alimentados. Este será apenas mais um exemplo. Os censos em Portugal aconteceram à pouquíssimo tempo. Esta empresa não teve acesso aos resultados estatísticos?? Acredita mesmo que a população portuguesa apresenta apenas 9% de pessoas com idades superiores a 65 anos? Se calhar é a classe trabalhadora que dá audiências à televisão durante o dia... O que não deixa de ser engraçado é o facto de ser a RTP, a televisão Estatal, a única a "chorar" por este sucedido... o Estado já não controla os lobbys por si alimentados? em que contornos terá ganho, esta empresa de controlo de audiências, o concurso de prestação de serviços? A única certeza é que a publicidade gera milhões de euros anualmente para a televisão. Se um canal tiver maior audiência, a publicidade que passará nesse mesmo canal terá um custo mais avultado e a empresa que controla as audiências controla o "jogo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário