sábado, 11 de abril de 2015

Esqueça o Guronsan. 10 alimentos para curar a ressaca - Dinheiro Vivo

Esqueça o Guronsan. 10 alimentos para curar a ressaca - Dinheiro Vivo



O fim de semana está aí. Depois de uma semana de trabalho, viva a diversão! Os excessos às vezes são difíceis de evitar, pelo que se, domingo de manhã, acordar com dores de cabeça e náuseas, saiba que está de ressaca.
Daí a umas horas é dia de trabalho e não vai quer aparecer com cara de quem lhe passou um comboio por cima. A solução é agir rapidamente e, se não quiser tomar os clássicos remédios como o Gurosan, coma. Embora seja a última coisa que lhe apeteça, deve escolher alimentos que o vão ajudar.
1. Leite ou iogurte natural. Se bebeu demais, o leite é um ótimo remédio. É rico em cálcio e consegue acalmar os males de estômago provocados pelo álcool. Contém cisteína, um aminoácido que consegue processar o álcool, segundo defende ao El País, o nutricionista Izaskun Arrarás de María, do Colégio Oficial de Dietistas-Nutricionistas de Navarra. Um iogurte natural também serve, pois é rico em vitamina B5.
2. Espargos. Os aminoácidos e os minerais dos espargos acalmam e protegem as células do fígado contra as toxinas, refere um estudo da Universidade Nacional de Jeju, na Coreia, que acrescenta que este vegetal (branco ou verde) tem propriedades antifúngicas é diurético e anti-inflamatório.
3. Banana. "O álcool desidrata e inibe uma hormona responsável pela recarga de líquidos no nosso organismo", diz Moisés Robledo, médico da Sociedade Espanhola de Médicos de Clínica Geral e Familiar espanhola. Mas como é rica em potássio, é uma ótima solução para a sua recarga no sangue. Além disso, é um fruto rico em vitamina B6.
4. Sumo de tomate. Percebe-se agora quando, nos filmes, porque alguém aparece a beber um Bloody Mary (coquetel de vodka e sumo de tomate), no dia seguinte a uma farra. O sumo deste fruto (rico em açúcares) combate a falta de açúcares (hipoglicémia) que resulta da ressaca. Acresce ainda que o fruto tem licopeno, um componente com muitos benefícios, nomeadamente o anti-inflamatório.
5. Brócolos. A par da cisteína encontrada em ovos, os brócolos (mas também pimenta, cebolas ou gérmen de trigo) são ótimos para a ressaca. Este legume tem um aminoácido responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, acelerando o processo da cura deste mal-estar.
6. Ovos. Parece enjoativo, mas a verdade é que é um alimento com vitaminas B2, B6, B12 e B6. Esta, especialmente, que ótima porque é rica em cisteína, um aminoácido eficaz contra as toxinas, segundo estudo da Universidade da Califórnia, EUA. Se juntar queijo, numa omelete, o resultado é ainda melhor.
7. Atum. Porque é rico em enzimas alfa-cetoglutarato, pode ajudar a minimizar os sintomas da ressaca. E porque é vasodilatador, favorece o fornecimento correto de sangue aos tecidos e de oxigénio ao corpo, o que leva à remoção das toxinas. Se você não tiver atum fresco à mão (o que é o mais provável), uma lata de atum também serve.
8. Sandes de bacon. Uma sandes suculenta (a gordura pode ser um ótimo remédio) é ótima para o excesso de álcool, segundo um estudo da Universidade de Newcastle (Reino Unido). E porquê? O pão é rico em carboidratos e o bacon em proteínas, que se decompõem em aminoácidos e dão bem-estar.
9. Sumo de laranja. A hidratação é extremamente importante, pelo que quantos mais líquidos beber melhor. E se tiver vitamina C, excelente. Ajuda o fígado e metabolizar o álcool. A água, claro, é melhor ainda.


10. Coca-Cola. Segundo alguns nutricionistas, beber Coca-Cola é um excelente remédio porque tem antioxidantes e cafeína que ajudam a aliviar as dores de cabeça tão comuns nas ressacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário