Se optar pela oferta tradicional é possível poupar entre 87,74 e 261,60 euros anuais, consoante o perfil do consumidor.
A PT lançou no início deste ano um novo produto, o M40, com a promessa de revolucionar o mercado das comunicações. Simplicidade, comodidade e poupança foram as vantagens apontadas pela operadora e a ideia é simples: juntar quatro serviços – televisão, internet, telefone fixo e dois telemóveis – num só com um preço de referência de 79,99 euros. Ao aderirem a este pacote, a PT promete aos consumidores uma poupança na ordem dos 18%, ou seja, cerca de 20 euros.
A operadora ao lançar este pacote de quadruple play antecipa-se à fusão entre a Zon e a Optimus, que poderão vir a seguir o exemplo já que têm vindo a prometer o lançamento de ofertas integradas de serviços que assegurem novas funcionalidades a preços mais competitivos.
Mas se a comodidade é elogiada pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco), o mesmo não se passa com a simplicidade e com a poupança. “Ao obrigar a uma fidelização de 2 anos, deixa de ser simples mudar se o serviço não agradar ou se surgir uma proposta mais vantajosa. Quanto à poupança, depende dos serviços que já se tem e da utilização que se faz do telemóvel”, alerta a entidade.
Para saber se é compensador do ponto de vista financeiro, a Deco aconselha os consumidores a somarem as mensalidades dos serviços de televisão, internet, telefone fixo e dois telemóveis e verificar se a mesma ultrapassa os 85,49 euros, ou seja, a mensalidade mínima do M4O, com uma box incluída. Caso contrário não é vantajoso para a sua carteira. “Embora esta seja indispensável para usufruir do serviço como descrito na publicidade, é esquecida nos anúncios que indicam uma mensalidade de 79,99 euros”.
A associação aconselha ainda a ter em conta os 85 canais de televisão que estão contemplados no pacote, pois se quiser ter canais HD e ficar com 140 terá de acrescentar mais 7,85 euros à mensalidade. Outro cuidado a ter diz respeito às chamadas no telefone fixo ilimitadas para redes fixas nacionais e internacionais. “No último caso, apenas das 21h às 9h. Contudo, em nota de rodapé, é referido que nos telefonemas internacionais, os gratuitos estão limitados a mil minutos mensais”.
Estes limites também se aplicam à rede móvel. “Segundo a publicidade, o serviço inclui dois cartões de telemóvel com chamadas e SMS ilimitados para todas as redes móveis e fixas nacionais e 200 MB mensais de Net móvel, para cada cartão. Mais uma vez, as notas de rodapé esclarecem melhor esta utilização: existem limites. A PT permite a realização de dois mil minutos e 2000 SMS mensais. Na prática, corresponde a 1 hora de conversação ao telemóvel por dia e pouco mais de 60 SMS diárias”, acrescenta a Deco.
Segundo a mesma, os últimos dados de consumo revelam que os portugueses gastam cerca de 52 euros por mês em TV, internet fixa e telefone fixo, cerca de 15 euros por mês em telemóvel (por pessoa, o que será sensivelmente equivalente a 30 euros para duas pessoas). “Isto significa um total de 82 euros para famílias que tenham um consumo próximo da média. Para as que se aproximam deste nível de consumo, o pacote base do M4O fica ligeiramente mais caro devido ao custo mensalidade + box = €85.49 euros. Para as famílias com consumos inferiores ao consumo médio, este pacote base será caro. Para consumos superiores, poderá ser uma boa opção”.
Concorrência Se concluiu que este novo serviço não compensa então opte pela concorrência. A maioria das operadoras já disponibiliza uma variedade de serviços – videoclube, internet, visualização dos programas emitidos nos sete dias anteriores, etc. – para atrair consumidores. Também aqui a associação fez uma ronda pelas principais empresas e produtos e chegou à conclusão que é possível uma poupança anual entre os 87,74 e os 261,60 euros consoante o perfil, em que os 261 euros correspondem à poupança identificada para o perfil de utilização intensiva (máximo 74,49 – mínimo 52,69 euros x 12 meses).
A par dos encargos mensais pode ficar também surpreendido por outros gastos. É o caso da instalação, activação do serviço e caixas descodificadoras extra. Geralmente, as operadoras oferecem a instalação e a activação do serviço, mas o mesmo não acontece com a mensalidade da caixa descodificadora. Em função da mesma (com gravação ou não), o custo mensal varia entre os 3,69 e os 5,50 euros. No entanto, se pretender mais do que uma, por ter outros televisores em casa, faça muito bem as contas para saber quanto irá pagar na realidade todos os meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário