Passos: "É natural que o desemprego atinja um pico superior" - Dinheiro Vivo
“Os 15,7% de desemprego estão razoavelmente em linha com as previsões do governo para 2012”, comentou Pedro Passos Coelho, esta tarde. O primeiro-ministro acrescentou que é “ normal que [a taxa de desemprego] venha a atinjir um pico superior para depois baixar”.
Pedro Passos Coelho afirmou nesta quarta-feira que o desemprego “é talvez a situação mais dramática do ajustamento económico”, no início de uma conferência sobre empreendedorismo e franchising. Contudo, considerou que os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “estão em linha” com as estimativas do Governo - 15,5% para o ano passado. O valor real, hoje divulgado foi de 15,7% no conjunto de 2012.
O INE divulgou hoje que a taxa de desemprego no conjunto do ano passado foi de 15,7, enquanto o governo tinha estimado que ficasse nos 15,5. O primeiro-ministro explicou que é “ normal que [a taxa de desemprego] venha a atinjir um pico superior para depois baixar”.
Passos Coelho espera que esse momento aconteça logo após o primeiro semestre de 2013.
Segundo Passos Coelho para baixar o desemprego, o governo tem de apostar na canalização dos fundos comunitários para as pequenas e médias empresas. O primeiro-ministo afirmou ainda que acriação de uma “instituição financeira especializada” para captar investimento também terá efeitos benéficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário