segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Rússia 'enche-se' de ouro para se precaver de colapso das principais moedas - Internacional - Sol

Rússia 'enche-se' de ouro para se precaver de colapso das principais moedas - Internacional - Sol

O presidente russo, Vladimir Putin, está a apostar que o abuso do monopólio do dólar vai colocar em perigo a economia mundial, e por isso tem aumentado de forma exponencial as reservas de ouro do país.
Quando Putin diz que os Estados Unidos estão a colocar em perigo a economia mundial por abusar do monopólio do dólar, ele não está só a falar, ele está a apostar nisso, escreve a agência financeira Bloomberg.
Na última década, de acordo com as contas da agência de notícias de economia, o banco central russo comprou 570 toneladas métricas, quase o triplo do peso da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, e mais um quarto que o segundo maior comprador - a China.
"Quanto mais ouro um país tem, mais soberania terá caso haja um cataclismo no dólar, no euro, na libra ou em qualquer outra moeda de referência", argumentou à Bloomberg um deputado do partido de Putin.
Apesar da aposta de Putin, as 958 toneladas de ouro detidas pela Rússia são apenas a oitava reserva mundial, atrás dos Estados Unidos, que lideram a tabela com mais de 8 mil toneladas, e da Alemanha, Itália, França, China e Suíça, para além do próprio Fundo Monetário Internacional, que tem 2,8 mil toneladas de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário