sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BdP quer acabar com comissões indevidas em cartões bancários | iOnline

BdP quer acabar com comissões indevidas em cartões bancários | iOnline

O Banco de Portugal (BdP) está a pressionar os bancos a recuar na cobrança de comissões indevidas nos cartões de pagamentos.
O “Público” escreve hoje que o Banco de Portugal quer que a Caixa Geral de Depósitos e o Santander criem uma solução que ponha termo à cobrança de comissões elevadas, iguais às de cartão de crédito, quando as operações em causa são de débito directo.
Os novos cartões de crédito diferido não têm custos acrescidos para os clientes, mas alteram a gestão da conta à ordem, dado que, em alguns casos, o valor das compras é retirado do saldo da conta à ordem, mas não do saldo contabilístico. Já para os comerciantes, as comissões cobradas por este tipo de cartões são muito elevadas e têm gerado protestos.
O Banco de Portugal entende que “as instituições emitentes de cartões e os demais intervenientes neste mercado devem, com a maior celeridade, introduzir os ajustamentos que sejam considerados necessários para permitir que o comissionamento  associado à aceitação de cartões de pagamento corresponda à transacção, a débito ou a crédito, efectivamente realizada, e não à classificação do tipo de cartão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário