segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sócrates encontra-se com vice-presidente da Ongoing no Brasil | iOnline

Sócrates encontra-se com vice-presidente da Ongoing no Brasil | iOnline

Rafael Mora confirmou ao i ter jantado com o ex-primeiro-ministro em São Paulo a semana passada,mas nega conversas sobre novos investimentos em negócios de media.

A viagem de José Sócrates a São Paulo, na última semana, passou despercebida aos meios de comunicação social portugueses e brasileiros. Mas segundo o i apurou ficou marcada pelo encontro do ex-primeiro ministro com Rafael Mora, o vice-presidente da Ongoing, e com Guilherme Dray, ex-chefe de gabinete do ex-primeiro ministro que agora é administrador da empresa. Contactados ontem, Rafael Mora confirmou o jantar com Sócrates, enquanto Dray preferiu não fazer qualquer comentário.
O vice-presidente da Ongoing nega porém que tal encontro tenha servido para acertar novos negócios na área da comunicação social, ainda que outras fontes assegurem ao i que esse foi o motivo da reunião. “É verdade que nos encontrámos, por acaso, mas o motivo do encontro não é nenhum investimento”, explicou ontem ao Rafael Mora.
Foi logo no início da semana passada que José Sócrates, Rafael Mora e Guilherme Dray entraram no restaurante Gero – bairro dos jardins –, em São Paulo para por a conversa em dia. Segundo o i apurou falaram sobre a actual situação de França – onde o ex-primeiro ministro reside desde que deixou abandonou Portugal – e da crise na Europa.
“Foi um jantar público, de amigos que já há muito que não se viam e onde se abordaram vários assuntos”, relatou ao i Rafael Mora. Um jantar em que a conversa não passou ao lado do momento difícil que Portugal atravessa nem do forte crescimento que o Brasil vive. Questionado sobre uma possível mudança de Sócrates para o Brasil, Mora foi peremptório: “Não lhe perguntei se ele pondera fixar-se no Brasil”.
As ligações entre Sócrates e a empresa Ongoing não são de agora. Em Agosto de 2011, a Ongoing apostou em dois homens fortes do governo de Sócrates: Carlos Costa Pina foi secretário de Estado do Tesouro e das finanças desde 2005 e Guilherme Dray - que também esteve neste jantar - e que foi chefe do gabinete do ministro das Obras Públicas, Mário Lino e posteriormente do gabinete de José Sócrates.
Enquanto esteve no governo, a OPA da Sonae, a venda da operadora brasileira Vivo e a batalha por causa das golden shares foram alguns dos dossiês que passaram pelas mãos de Guilherme Dray.
Investimentos A Ongoing, detentora do “Diário Económico” não tem qualquer intenção de fazer investimentos na área da comunicação social em Portugal, apurou o i. Porém, preferiu não fazer comentários sobre esta matéria: “Não comentamos investimentos que a empresa possa estar a planear”.
Ainda assim, Rafael Mora revelou que no Brasil a empresa está focada na área da internet e novas tecnologias, salientando que na área da comunicação social a Ongoing é apenas detentora xde 29,9% do grupo Ejesa de que fazem parte as publicações brasileiras “O Dia”, “Meia Hora” e “Brasil Económico”.
O último meio a integrar o grupo foi o portal da internet “IG” que segundo Rafael Mora está já com um número de visitantes bastante significativo. Sobre o título português “Diário Económico”, o Vice-presidente da Ongoing referiu que a instabilidade a que se assistiu e que levou inclusivamente à restruturação deste meio foi resultante da actual situação económica em Portugal. “O que aconteceu com o “Diário Económico” é o que acontece com o i e com os outros, devido à quebra das receitas publicitárias acaba por haver um certo desequilíbrio. Mas agora posso garantir que está estabilizado, com a restruturação conseguiu-se cumprir as metas do ano passado”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário