Asteroide que vai rasar a Terra aproxima-se do planeta
O asteroide 2012 DA14, com 57 metros de diâmetro, vai passar esta tarde num voo rasante à Terra.
A Agência Espacial norte-americana, a NASA, anunciou que este é o asteróide de maiores dimensões a passar tão perto do planeta. O objeto de 135 mil toneladas de peso não apresenta riscos de colidir com a Terra.
O 2012 DA14 vai estar mais próximo do planeta às 19.40 horas de Lisboa, revelou a Agência Espacial Europeia. Essa será a altura ideal para o poder vislumbrar nos céus, assim permitam as condições meteorológicas.
O diretor do Observatório Armagh, na Irlanda do Norte, Mark Bailey, deu conta da proximidade a que o objeto vai passar do planeta: «Vai ser o voo rasante de um asteroide mais próximo que alguma vez foi previsto. Vai passar tão perto que até astrónomos amadores vão poder observar o asteroide, talvez até com binóculos simples.
Considerando o tamanho do Cosmos, os cerca de 28 mil quilómetros que vão separar o asteroide da Terra estão a ser considerados uma tangente, a maior de sempre.
Excluída está a possibilidade de colisão com um dos cerca de 300 satélites de comunicação geoestacionários que orbitam a Terra, uma vez que estão situados a 36 mil quilómetros de altitude.
Apesar da aparente facilidade em poder avistar o asteroide com binóculos e telescópios, as previsões de céu nublado em Portugal poderão dificultar a sua visualização, que seria possível se o céu estivesse limpo e muito escuro. Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores o céu deverá estar nublado, enquanto no continente o céu deverá estar pouco nublado, com nuvens altas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário