segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

EUA detectam fuga de resíduos radioactivos em antigo complexo nuclear - PUBLICO.PT

Governador do estado de Washington diz que não há riscos imediatos ou a médio-prazo, mas mostra-se preocupado.
 
Parte do complexo nuclear de Hanford. O fumo branco é vapor de água de torres de arrefecimento MARK RALSTON/AFP


Seis reservatórios subterrâneos do complexo nuclear mais contaminado dos Estados Unidos estão a verter resíduos tóxicos e radioactivos para o solo, mas sem risco para a saúde humana, segundo as autoridades.
Os reservatórios fazem parte do complexo nuclear de Hanford, no estado de Washington, cuja história remonta ao Projecto Manhattan, que na década de 1940 resultou na primeira bomba atómica.
O governador Jay Inslee confirmou, nesta sexta-feira, a descoberta das fugas nos reservatórios, apenas uma semana depois do Departamento de Energia dos Estados Unidos ter detectado uma outra fuga, num dos equipamentos.
“Não há risco de saúde imediato ou a médio prazo nestas novas fugas agora descobertas, localizadas a mais de cinco milhas [oito quilómetros] do rio Colúmbia”, disse Jay Inslee, num comunicado. “Mesmo assim, são notícias perturbadoras para os habitantes de Washington”.
Os reservatórios em causa são tanques antigos, com casco simples, ou seja, sem uma protecção adicional contra o desgaste do material em contacto com os resíduos nucleares. “Isto certamente levanta sérias questões sobre a integridade de todos os 149 tanques de casco simples com líquidos e lamas radioactivas em Hanford”, acrescentou o governador. Em quarto dos seis tanques agora em foco, já tinha havido problemas no passado.
Na semana passada, o Departamento de Energia informou que um dos tanques estava a perder entre 568 e 1136 litros de líquidos perigosos por ano. Agora sabe-se que há um derrame da mesma magnitude num segundo tanque e que noutros quatro há situações menores, de cerca de 57 litros por ano.
O complexo de Harford, onde se produziram materiais de plutónio até 1989, é considerado o mais poluído do país, com cerca de 100 milhões de metros cúbicos de solos contaminados e 33 milhões de metros cúbicos de resíduos radioactivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário