Grécia. Troika internacional anuncia "pausa" nas negociações | iOnline
Os principais credores internacionais da Grécia anunciaram que vão promover uma pausa nas negociações com Atenas e regressar "sensivelmente dentro de uma semana", indicou hoje a Comissão Europeia, que excluiu qualquer problema entre as duas partes.
"As discussões têm sido muito intensas desde o início de setembro", indicou Simon O'Connor, porta-voz da Comissão e responsável pelas questões económicas.
"Os negociadores deixam [Atenas] este fim de semana e deverão regressar dentro de uma semana", acrescentou.
Uma fonte do Ministério das Finanças grego, citado pela agência noticiosa AFP, tinha já referido que a 'troika' de credores internacionais -- União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional -- devia deixar Atenas no sábado, com o compromisso de regressar mais tarde.
A mesma fonte referiu-se a uma "partida programada", e que não revela uma eventual impaciência dos representantes dos credores face à lentidão das negociações.
O ministro das Finanças grego, Iannis Stournaras, espera concluir hoje com a 'troika' as negociações sobre os novos cortes orçamentais exigidos para 2013 e 2014 e avaliados em 11,5 mil milhões de euros.
Após a conclusão das negociações, a 'troika' estará em condições de elaborar o relatório sobre a Grécia, do qual está dependente a concessão de uma nova parcela do empréstimo internacional ao país.
A divulgação do documento está prevista para outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário