segunda-feira, 3 de junho de 2013

Recorde no IRS: sobem pessoas com rendimentos independentes - Dinheiro Vivo

Recorde no IRS: sobem pessoas com rendimentos independentes - Dinheiro Vivo

O prazo para a entrega das declarações do IRS para quem em 2012 teve outros rendimentos que não apenas de trabalho dependente ou de pensões já terminou e os dados do Portal das Finanças mostram nesta 2ª Fase submeteram declaração por via eletrónica 1,63 milhões de pessoas. É o número mais elevado de sempre. Juntando as duas fases, foram recebidos 4,87 milhões de impressos - mais 400 mil do que há um ano.
O ritmo das declarações de IRS pela Internet que são entregues em maio tem revelado algumas oscilações aos longo dos últimos anos, mas nunca antes tinha ido além de 1,5 milhões de pessoas. Este ano, o número subiu indiciando que mais pessoas tinham rendimentos de trabalho independente, prediais (rendas de casas) ou de capitais para declarar.
A crise e a precariedade que lhe está associada explicarão parcialmente esta subida de rendimentos obtidos por via do trabalho independente (recibos verdes).
Ao mesmo tempo a subida do IMI e as mudanças na lei das rendas terão também potenciado a colocação de mais casas no mercado do arrendamento, ajudando igualmente a explicar este aumento dos que entregaram declaração nesta 2ª Fase do IRS, que decorreu durante todo o mês de maio. A comparação com 2012 e 2013 revela que este ano foram submetidas mais 133 mil declarações.
Na 1ª Fase - durante a qual acertam as contas com o fisco os contribuintes que no ano anterior tiveram somente rendimentos de trabalho por conta de outrem ou de pensões - entregaram declaração de IRS 3,24 milhões de pessoas, tendo sido este o ano em que pela primeira vez se ultrapassou a fasquia dos 3 milhões.
Neste caso, estes 3,24 milhões (que comparam com 2,97 milhões em 2012), o aumento está sobretudo associado ao facto de os pensionistas com rendimentos anuais superiores a 4104 euros terem passado a estar obrigados a fazer declaração de imposto. No ano passado, este patamar mínimo era de 6 mil euros anuais.

Entre as 1ª e a 2ª Fases entregaram declaração por via eletrónica um total de 4,87 milhões contribuintes. Em 2012 foram 4,46 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário