quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Coreia do Norte disparou míssil de longo alcance - Globo - DN

Coreia do Norte disparou míssil de longo alcance - Globo - DN

A Coreia do Norte disparou hoje um míssil de longo alcance, afirmou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.
O míssil "foi lançado", disse um porta-voz do Ministério, sem elaborar, à agência noticiosa francesa AFP.
A comunidade internacional vê estes lançamentos por parte da Coreia do Norte como testes disfarçados de mísseis balísticos.
De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, que cita uma fonte governamental, o foguete foi lançado a partir da plataforma de lançamento de satélites de Sohae pelas 09:51 locais (00:51 em Lisboa).
Uma hora depois ainda não havia informações sobre o eventual sucesso da operação que Pyongyang insiste ter fins científicos, visando colocar um satélite em órbita.
Inicialmente, a Coreia do Norte tinha anunciado que pretendia efetuar o lançamento entre os dias 10 e 22 de dezembro, tendo, esta semana, estendido a o prazo até dia 29, devido a um problema técnico.
Os Estados Unidos e os seus aliados consideram que a operação visa esconder um teste de míssil balístico, proibido ao abrigo das resoluções das Nações Unidas, lançadas após os testes nucleares da Coreia do Norte em 2006 e 2009.
Em abril, a Coreia do Norte tentou, sem sucesso, uma operação similar, mas o projétil acabaria por se desmantelar sobre o Mar Amarelo, poucos segundos após a descolagem.
O lançamento de abril foi criticado por grande parte da comunidade internacional e o Conselho de Segurança da ONU endureceu as sanções impostas sobre o regime norte-coreano por anteriores testes nucleares e de mísseis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário