NASA descobre gelo no planeta Mercúrio
Uma equipa de cientistas confirmou que o planeta mais próximo do Sol através da análise de provas recolhidas pela sonda Messenger, a primeira a ser lançada para Mercúrio, há oito anos.
Através de uma conferência de uma imprensa transmitida na Internet, os investigadores revelaram que a água congelada está numa zona do planeta que está sempre às escuras, dentro de crateras no polo norte.
Além do gelo, foram ainda detetados compostos orgânicos, semelhantes a carvão, a eque terão sido chegado a Mercúrio há milhões de anos, transportados por cometas e asteróides que caíram no planeta.
Os cientistas adiantaram que a possibilidade de Mercúrio ter água em estado líquido será, no entanto, muito remota, uma vez que planeta não tem atmosfera.
O cientista David Paige, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, falou da descoberta à agência Reuters: «Não é algo que esperávamos encontrar, mas até faz sentido, porque já o vimos noutros locais.»
A sonda Messenger, ao contrário da Curiosity, que está em Marte a recolher amostras de pedras e do solo para procurar compostos orgânicos de forma direta, emite feixes de laser enquanto orbita o planeta, conta as partículas, faz medição dos raios-gama e recolhe outros dados de forma remota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário