quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Casos de febre de dengue na Madeira continuam a aumentar - Sociedade - PUBLICO.PT

Casos de febre de dengue na Madeira continuam a aumentar - Sociedade - PUBLICO.PT

Foram notificados 1672 casos de febre de dengue na ilha Madeira desde o dia 3 de Outubro, quando surgiram os primeiros casos.

Em relação ao número de pessoas infectadas com a doença apurado na última semana, este valor corresponde a um acréscimo de 23% no número de indivíduos infectados.

Na actualização semanal dos dados sobre o surto de febre de dengue na Madeira, divulgada esta quarta-feira, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) informa que foram hospitalizados 100 doentes, dos quais cinco estão neste momento internados. Não foram registados óbitos.

A DGS revela ainda que foram até agora notificados 27 casos de febre de dengue em cidadãos com história de estadia recente na ilha. Destes casos, dez foram diagnosticados em Portugal continental (todos de evolução benigna) e 17 em cidadãos estrangeiros pelos serviços de saúde de outros países, todos com evolução para a cura.

Primeiro surto em 90 anos na Europa

As infecções em pessoas residentes na Madeira são a primeira transmissão sustentada de dengue na Europa desde 1920, frisa o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) num relatório divulgado na noite de terça-feira. "Dada a dramática expansão da transmissão de dengue endémica no mundo ao longo dos últimos 20 a 30 anos, e o número elevado de visitantes para a Madeira, o surto é grande e constitui um evento significativo de saúde pública", acrescenta o ECDC, registando que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, tem uma presença estabelecida neste arquipélago.

O ECDC, que monitora a doença nesta região, revela que continua a trabalhar com os países-membros da União Europeia e da Comissão Europeia para assegurar que os casos em turistas que regressam da Madeira sejam totalmente relatados e acompanhados. No entanto, não recomendou restrições ao nível das viagens para a ilha, apenas aconselhando o uso de repelentes contra picadas de mosquitos, desinfecção e controle de mosquitos em portos e aeroportos. O centro também aconselhou autoridades em áreas geográficas vizinhas à Madeira, como as ilhas Canárias, a intensificar a vigilância sobre o Aedes aegypti.

O ECDC recorda que transmissões locais de dengue na Europa foram registadas em 2010 na França e Croácia, mas o surto na Madeira é a primeira transmissão sustentada da doença desde os anos de 1920 e tem previsão de continuar até o fim do ano.

No início deste ano, autoridades de saúde gregas atribuíram a morte de um homem de 80 anos à dengue — o primeiro caso da doença no país desde um surto em 1927/28. A Grécia passa neste momento por um surto de doenças transmitidas por mosquitos, como a malária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário