terça-feira, 20 de novembro de 2012

CGD vendeu negócio dos hospitais a grupo brasileiro - Economia - PUBLICO.PT

CGD vendeu negócio dos hospitais a grupo brasileiro - Economia - PUBLICO.PT

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vendeu na segunda-feira a totalidade do capital do seu negócio de hospitais privados ao grupo brasileiro Amil, por 85,6 milhões de euros, mas excluindo o respectivo parque imobiliário.

A Amil é a maior empresa de saúde no Brasil, com mais de cinco milhões de clientes. Tem uma rede própria com 22 hospitais a funcionar e outros dois em construção.

O valor de 85,6 milhões de euros inclui dívida e prevê “um acréscimo potencial de seis milhões de euros caso sejam atingidos determinados objectivos”. A exclusão dos imóveis desta transacção significa que a Amil deverá pagar à CGD rendas pela utilização dos edifícios onde funcionam os hospitais que agora adquire.

O negócio foi formalizado pela Caixa Seguros e Saúde SGPS, SA, que vendeu 100% do capital da HPP-Hospitais Privados de Portugal, SGPS, SA, após “um processo competitivo destinado à alienação do perímetro global das unidades hospitalares sob gestão daquela empresa, excluindo o respectivo parque imobiliário”, segundo o comunicado disponibilizado no site da CMVM.

A venda do negócio de saúde da CGD, tal como o dos seguros (ainda por concretizar), foi acertado no âmbito do memorando de entendimento assinado entre Portugal e a troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) e tem como objectivo deixar o banco público apenas com o negócio bancário.

A Frontino, de Jaime Antunes, em parceria com os brasileiros da Artesia, e a Espírito Santo Saúde, também concorreram à compra do grupo de saúde da CGD.

A HPP Saúde tem uma rede de sete unidades hospitalares com cobertura nacional, e mais de 4000 profissionais na área de saúde. Entre os hospitais do grupo estão o dos Lusíadas, em Lisboa, o de Cascais, e o da Boavista, no Porto, e o de Santa Maria, em Faro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário